RESOLUÇÃO Nº 002/2009 – CONSUNI

 

Aprova reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

 

O Presidente do Conselho Universitário – CONSUNI da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no uso de suas atribuições, considerando a deliberação do Plenário relativa ao Processo n° 2585/2008, tomada em sessão de 05 de março de 2009,

 

R E S O L V E:

 

   Art. 1º Fica aprovada a reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, nos termos do projeto constante do Processo 2585/2008.

 

 Art. 2º O Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, passa a contemplar a formação com dupla habilitação, quais sejam, Licenciatura e Bacharelado.

 

Art. 3º O Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, tem carga horária total de 3.924 (três mil, novecentos e vinte e quatro) horas-aula, correspondentes a 218 (duzentos e dezoito) créditos, que contemplam 2.898 (duas mil, oitocentas e noventa e oito) horas-aula destinadas a Disciplinas Obrigatórias, 216 (duzentas e dezesseis) horas-aula destinadas a Disciplinas Optativas, 108 (cento e oito) horas-aula destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso, 414 (quatrocentas e quatorze) horas-aula destinadas ao Estágio Curricular Supervisionado e 288 (duzentas e oitenta e oito) horas-aula destinadas a Atividades Complementares.

 

Art. 4º O Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC tem duração de 4  (quatro) anos (oito fases), com período máximo de integralização de 7 (sete) anos (quatorze semestres), estruturado em regime de créditos, correspondendo cada crédito a 18 (dezoito) horas-aula de 50 (cinqüenta) minutos.

 

Art. 5º O Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC oferece 40 (quarenta) vagas anuais com ingresso no primeiro semestre, em períodos alternados – num ano ingressa uma turma no período vespertino e no próximo ano, uma turma no período noturno.

 

P. único – Parte da carga horária das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado será ministrada fora do horário regular do curso.

 

Art. 6º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e o sistema de avaliação do Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC constam do Anexo I desta Resolução.

 

Art. 7º - A reforma curricular objeto da presente Resolução começa a vigorar no segundo semestre de 2009.

 

P. único - Os acadêmicos com matrícula trancada ou em atraso, graduar-se-ão nos termos da matriz vigente, quando de sua entrada na universidade, ainda que tenham que cursar disciplinas da matriz nova equivalentes àquelas que forem suprimidas, aplicando-se, quando necessário, o Quadro de Equivalência de Disciplinas constante do Anexo II desta Resolução.

 

Art. 8º As demais normas de funcionamento do Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, constam do Projeto Pedagógico objeto do Processo 2585/2008.

 

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor nesta data.

           

Art. 10 Ficam revogadas as disposições em contrário.

  

            Florianópolis, 05 de março de 2009. 

 

            Profº. Sebastião Iberes Lopes Melo

                              Presidente

 

 

 

 

 

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº  002/2009 – CONSUNI

 

I - MATRIZ CURRICULAR:

 

DISCIPLINAS

C. H. Teórica

C. H. Prática

Créditos

Pré-Requisitos

1ª Fase

Geografia Física

54

18

4

-

Geografia Humana

54

18

4

-

Cartografia Geral

36

36

4

-

História do Pensamento Geográfico

72

-

4

-

Climatologia

54

18

4

-

Epistemologia

72

-

4

-

TOTAL

342

90

24

 

 

DISCIPLINAS

C. H. Teórica

C. H. Prática

Créditos

Pré-Requisitos

2ª Fase

Cartografia Temática

36

36

4

Cartografia Geral

Ecologia Geral

54

18

4

-

Geologia Geral I

54

18

4

-

Teoria Regional

54

18

4

-

Geografia do Brasil I

54

18

4

-

Organização e Gestão da Educação

36

18

3

-

TOTAL

288

126

23

 

 

DISCIPLINAS

C. H. Teórica

C. H. Prática

Créditos

Pré-Requisitos

3ª Fase

Geografia Regional I

54

18

4

-

Geologia Geral II

54

18

4

Geologia Geral I

Geografia de Santa Catarina I

54

18

4

-

Geografia do Brasil II

54

18

4

Geografia do Brasil I

Didática Geral

36

18

3

-

Psicologia da Educação

36

18

3

-

*1 Língua Brasileira dos Sinais (Libras)

18

18

2

-

TOTAL

306

126

24

 

 

DISCIPLINAS

C. H. Teórica

C. H. Prática

Créditos

Pré-Requisitos

4ª Fase

Geografia de Santa Catarina II

54

18

4

-

Geomorfologia I

54

18

4

Geologia Geral I

Oceanografia

54

18

4

-

Geografia Regional II

54

18

4

-

Geografia Agrária

54

18

4

-

*2 - Disciplina Optativa em Educação

54

18

4

 

TOTAL

324

108

24

 

 


DISCIPLINAS

C. H.

Teórica

C. H.

Prática

Créditos

Pré-Requisitos

5ª Fase

Geografia Urbana I

54

18

4

-

Geomorfologia II

54

18

4

Geomorfologia I e Climatologia

Aerofotogrametria e Fotointerpretação

36

36

4

Geomorfologia I;

Cartografia Temática

Biogeografia I

54

18

4

Ecologia Geral

Geografia Industrial

54

18

4

-

Geografia da População

54

18 

4

-

*3 - Estágio Curricular Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental

18

36

3

Ter obtido aproveitamento em todas as disciplinas até a 2ª fase do curso

TOTAL

324

162

27

 

 

DISCIPLINAS

C. H.

Teórica

C. H.

Prática

Créditos

Pré-Requisitos

6ª Fase

Geografia Urbana II

54

18

4

-

Sistemas de Informações Geográficas

36

36

4

Aerofotogrametria e Fotointerpretação

Biogeografia II

54

18

4

Biogeografia I

Métodos e Técnicas da Pesquisa/ Ensino em Geografia (TCC I)

36

36

4

-

Didática Especial da Geografia

36

36

4

Didática Geral

*4 - Disciplina Optativa em Geografia I

72

-

4

-

*3 - Estágio Curricular Supervisionado II - Prática de Ensino em Geografia II: Ensino Fundamental

-

144

8

Estágio Curricular Supervisionado I

TOTAL

288

288

32

 

 


DISCIPLINAS

C. H.

Teórica

C. H.

Prática

Créditos

Pré-Requisitos

7ª Fase

Geografia Econômica I

54

18

4

-

Sensoriamento Remoto

36

36

4

Sistemas de Informações Geográficas

Planejamento Urbano

54

18

4

Geografia Urbana I

Análise de Recursos Hídricos

54

18

4

Geomorfologia II

Análise de Impacto Ambiental

54

18

4

Geomorfologia II

*4 - Disciplina Optativa em Geografia II

72

-

4

 

*3  - Estágio Curricular Supervisionado III - Prática de Ensino em Geografia III: Ensino Médio

18

54

4

Estágio Curricular Supervisionado II

TOTAL

342

162

28

 

 

DISCIPLINAS

C. H.

Teórica

C. H.

Prática

Créditos

Pré-Requisitos

8ª Fase

Geografia Econômica II

54

18

4

-

Planejamento Regional

54

18

4

-

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II)

72

-

4

Métodos e Técnicas da Pesquisa/ Ensino em Geografia (TCC I)

*3  - Estágio Curricular Supervisionado IV - Prática de Ensino em Geografia IV: Ensino Médio

18

126

8

Estágio Curricular Supervisionado III

TOTAL

198

162

20

201

 

*5- Atividades Complementares

288

-

16

-

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

2700

1224

218

 

 

Observações:

*1 - A disciplina de LIBRAS será oferecida na modalidade a distância pelo CEAD.

*2 - DISCIPLINAS OPTATIVAS EM EDUCAÇÃO - 4 créditos (72 horas/aula)

Antropologia Geral

Educação de Jovens e Adultos

Educação e Sociedade

Educação Inclusiva

Filosofia da Educação

História

História Econômica Geral e do Brasil

Informática Aplicada à Geografia

Mídias e Educação

Produção de Texto

Sociologia Geral

Sociologia Rural

Sociologia Urbana

 

*3 - Parte da carga horária das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV serão ministradas fora do horário regular do curso.

*4 - DISCIPLINAS OPTATIVAS EM GEOGRAFIA I e II – 4 créditos (72 horas/aula)

Análise de Áreas de Risco Geoambiental

Astronomia e Astrofísica

Banco de Dados Geográficos

Conservação da Natureza

Desastres Naturais

Ecologia Política

Educação Ambiental

Elementos de Paleontologia e Estratigrafia

Estatística Aplicada a Geografia

Geografia Cultural

Geografia da América Latina

Geografia da Fome

Geografia da Habitação

Geografia do Turismo

Geografia dos Movimentos Sociais

Geografia dos Recursos Naturais

Geografia e o Mundo do Trabalho

Geografia Médica

Geografia, Cinema e Educação

Geo-História

Geologia e Mudanças Globais

Geopolítica e Geografia Política

Geoprocessamento

Introdução à Economia

Legislação Ambiental

Meteorologia

Migrações Internacionais (Fluxos populacionais)

Monitoramento Ambiental

Morfologia Urbana

Organização do Espaço Industrial

Paleobiogeografia

Pedologia

Pesquisa em Geografia: Licenciatura e Bacharelado

Políticas Ambientais

Processamento Digital de Imagem

Risco Ambiental

Sistema de Posicionamento Global - GPS

Tópicos Especiais em Geografia

Topografia

 

*5 - As Atividades Complementares devem ser realizadas durante TODO o desenvolvimento do curso, seguindo as orientações da Resolução 15/2007 – CONSEPE.

 

2 – EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS:

 

DISCIPLINAS DA 1ª FASE

 

GEOGRAFIA FÍSICA

EMENTA: A Geografia Física: conceito, objeto e objetivo. Sistemas ambientais. O geossistema: a dinâmica do espaço geográfico. Mecanismos de desenvolvimento da natureza: naturais e antropogênicos. Noções de Astronomia e Astrofísica: Cosmologia. A Geografia Física e o planejamento territorial: o diagnóstico e o prognóstico. Unidade prática: Trabalho de campo.

 

GEOGRAFIA HUMANA

EMENTA: A sistematização da Geografia Humana: abordagem clássica e tendências atuais. Relação sociedade-natureza e relação espaço-tempo. Questões emergentes em Geografia Humana. Unidade prática: trabalho de campo.

 

CARTOGRAFIA GERAL

EMENTA: História da cartografia. Teoria e método da cartografia. Principais ramos da cartografia. Elementos de geodésia. Sistemas de projeção. Sistema de Coordenadas. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Planimetria e altimetria. Escala. Noções de topografia. Desenho e produção cartográfica. Introdução a Cartografia digital. Mapeamento sistemático brasileiro. Legislação Cartográfica. Análise e interpretação de cartas sistemáticas.

 

HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

EMENTA: Unidade teórica: Pressupostos da Geografia na Antigüidade e Idade Média. A Ciência e a Geografia. As correntes do conhecimento e seu significado epistemológico nas diferentes abordagens da ciência geográfica. A pré-história da Geografia no Brasil: viajantes, jesuítas, ensaístas. Institucionalização e desenvolvimento da geografia científica no Brasil: universidades e organismos governamentais. A relação ensino-pesquisa. Crise e renovação da Geografia no Brasil. Unidade prática: Visita a instituições geográficas.

 

CLIMATOLOGIA

EMENTA: O globo terrestre. A atmosfera da Terra. Radiação solar e radiação terrestre. Elementos e fatores do clima: temperatura, pressão, umidade. A circulação atmosférica. Sistemas formadores de tempo: massas de ar, frentes. Climatologia do Brasil e da América do Sul. Classificações e regimes climáticos. Representação do clima. Climas do mundo. Climatologia geográfica: mudanças climáticas, irregularidade do clima, desertificação e secas, efeito estufa.

 

EPISTEMOLOGIA

EMENTA: Evolução do pensamento teórico. Teorias clássicas do conhecimento: Racionalismo e Empirismo, Ceticismo e Dogmatismo. Fundamentos filosóficos e metodológicos da ciência moderna. Implicações da relação entre o ser humano e o meio, e a ação humana situada espacialmente. As correntes filosóficas contemporâneas e a produção científica. Argumentação e discussão racional na ciência.

 

DISCIPLINAS DA 2ª FASE

 

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

EMENTA: Cartografia e geografia. Cartografia temática: princípios e fundamentos. Teorias da comunicação cartográfica. Semiologia gráfica: mapas, gráficos, redes. Representações temáticas: qualitativas, ordenadas, quantitativas, dinâmicas. Cartografia analítica e de síntese. Análise e interpretação de mapas temáticos. Introdução a Cartografia Temática digital. Cartografia Temática e ensino.

 

ECOLOGIA GERAL

EMENTA: Conceito, objeto e objetivo da Ecologia. Relações entre a Ecologia e a Geografia. Os fatores ecológicos: a lei do mínimo, fator limitante, valência ecológica. O papel da radiação solar nas atividades dos seres vivos: ritmos de atividade biológica, o ciclo circadiano. Conceito e estrutura dos ecossistemas: noções de sistemas. Transferência de matéria e energia nos ecossistemas: cadeias alimentares, produtividade. Ciclos biogeoquímicos. Relações intraespecíficas: a origem das populações, natalidade, mortalidade. Relações interespecíficas: simbiose, mutualismo, comensalismo, parasitismo, predação, competição. Comunidades de seres vivos. . Unidade prática: Trabalho de campo.

 

GEOLOGIA GERAL I

EMENTA: A Terra. A Crosta. Tectônica de Placas. Minerais e Rochas. Dinâmica Interna: Magma. Vulcanismo. Terremoto. Epirogênese. Geologia Estrutural e Teorias Geotectônicas. Noções de Geologia Histórica e Estratigráfica. Geologia de Santa Catarina.

 

TEORIA REGIONAL

EMENTA: Geografia e categorias analíticas: espaço, paisagem, território, organização espacial, região e lugar. Região e regionalização: teorias e métodos. Análise regional: Formação Sócioespacial e Geossistema. Saída de campo para efetivar observações e análises a partir do referencial estudado em sala.

 

GEOGRAFIA DO BRASIL I

EMENTA: Componentes do quadro natural brasileiro: morfologia, hidrografia, clima e biogeografia. Os grandes domínios paisagísticos do Brasil. Geossistemas. A questão ambiental no Brasil.

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Visão histórica da educação na estrutura sócio-político-econômica. Caracterização da sociedade brasileira nas etapas de desenvolvimento. Política social, política de educação e as grandes reformas do ensino. Sistema de ensino e sistema educacional brasileiros. Estrutura do sistema escolar. Estrutura administrativa da educação. Estrutura técnico-pedagógica da rede de ensino. Funções sociais da escola. Formação de educador.

 

DISCIPLINAS DA 3ª FASE

 

GEOGRAFIA REGIONAL I

EMENTA: A formação dos espaços regionais centrais mundiais: elementos naturais, históricos, econômicos, culturais e políticos. Unidade Prática: atividades com mapas e dados estatísticos.

 

GEOLOGIA GERAL II

EMENTA: Dinâmica Externa: Intemperismo. Formação de solos. Águas continentais de superfície e sua ação geológica. Ação geológica do gelo. Ação geológica dos ventos. Ação geológica do mar. Geologia do Brasil.

 

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA I

EMENTA: Componentes do quadro natural catarinense: morfologia, hidrografia, clima e biogeografia. Os grandes domínios paisagísticos de Santa Catarina. Geossistemas. A questão ambiental em Santa Catarina.

 

GEOGRAFIA DO BRASIL II

EMENTA: A formação sócio-espacial brasileira e suas regiões: elementos naturais, históricos, econômicos e políticos.

 

DIDÁTICA GERAL

EMENTA: O processo de ensino e suas relações. A relação teórico-prática na formação do/a educador/a. Contribuição da pesquisa para a construção do saber sobre didática. A sala de aula como objeto de análise: objetivos, conteúdos, organização. Planejamento e avaliação de ensino numa perspectiva crítica da educação.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Dinâmica de classe e relacionamento professor-aluno. As bases do comportamento humano: aprendizagem - conceito, formas e avaliação. Estudo especial da infância e da adolescência. Implicações pedagógicas.

 

LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS (LIBRAS)

EMENTA: Aspectos da língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos lingüísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua Portuguesa.

 

DISCIPLINAS DA 4ª FASE

 

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA II

EMENTA: As regiões geo-econômicas: os diversos tipos de espaço e regiões, sua caracterização e a multiplicidade de relações entre os fenômenos econômicos. As políticas de desenvolvimento regional. Santa Catarina no contexto nacional: analise global e detalhadamente os movimentos estruturais e conjunturais da economia catarinense. Importância dos recursos naturais na economia de Santa Catarina. A questão agrária do Estado: perspectiva e debate atual sobre a realidade local e regional.

 

GEOMORFOLOGIA I

EMENTA: Sistema geomorfológico. Fatores estruturais na gênese do modelado e tipos de relevos associados. Domínios morfoestruturais. Morfogênese e Pedogênese. Processos morfogenéticos. Geomorfologia das vertentes. Geomorfologia fluvial. Geomorfologia cárstica Domínios morfoestruturais do Brasil e de Santa Catarina. Unidade prática: Trabalho de campo.

 

OCEANOGRAFIA

EMENTA: Estrutura da Terra. Bacias Oceânicas e Tectônica de Placas. Relevo submarino. Ondas. Correntes. Marés. Propriedades Físicas e Químicas da Água do Mar. Sedimentação Marinha. Jazimentos Econômicos de Origem Marinho-Sedimentar. Relevo Submarino da Costa.  Morfologia do Litoral Sul do Brasil.

 

GEOGRAFIA REGIONAL II

EMENTA: A formação dos espaços regionais periféricos mundiais: elementos naturais, históricos, econômicos, culturais e políticos. Unidade Prática: atividades mapas e dados estatísticos.

 

GEOGRAFIA AGRÁRIA

EMENTA: A metodologia da Geografia Agrária. A questão agrária e o desenvolvimento brasileiro e catarinense. Dinâmica capitalista na agricultura e reforma agrária. As políticas agrícolas e agrárias no Brasil. Unidade prática: Trabalho de campo.

 

DISCIPLINA OPTATIVA EM EDUCAÇÃO

EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as ofertadas no quadro de Disciplinas Optativas em Educação. A disciplina será oferecida pelos Departamentos de Pedagogia e Ciências Humanas.

 

DISCIPLINAS DA 5ª FASE

 

GEOGRAFIA URBANA I

EMENTA: Unidade teórica: Os fatores históricos e culturais na formação das cidades. O pensamento geográfico sobre a cidade: relação cidade-campo. Processo de urbanização. Sistema urbano. Funções urbanas e classificação das cidades. Cidade e região. Hierarquia urbana e áreas de influência. Posição geográfica das cidades. Unidade prática: Prática de observação de campo: cidades de porte pequeno e médio.

 

GEOMORFOLOGIA II

EMENTA: Sistemas morfoclimáticos. Estudo Paleoclimático: Quaternário. Equilíbrio morfoclimático. Domínios morfoclimáticos: morfogênese nas diversas zonas climáticas do globo. Domínios morfoclimáticos do Brasil: processos tropicais de morfogênese. Domínios morfoclimáticos de Santa Catarina. Ação antrópica.  Unidade prática: Trabalho de campo; mapas e maquetes.

 

AEROFOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

EMENTA: Fundamentos da fotogrametria e fotointerpretação. Levantamento aerofotogramétrico. Documentos fotogramétricos. Estereoscopia. Critérios e chaves de fotointerpretação. Geometria básica, medidas e restituição. Aplicações da fotointerpretação.

 

BIOGEOGRAFIA I

EMENTA: Conceito, objeto e objetivo da Biogeografia. Noções de taxonomia. Origem e evolução dos seres vivos. A dispersão dos seres vivos. Migrações e formas de movimentos dos seres vivos na paisagem. Paleobiogeografia. Ilhas biogeográficas. Os reinos biogeográficos. As comunidades dos seres vivos e a sua distribuição espacial atual. Influência do clima sobre a biosfera. O papel do homem: urbanização, indústria, agricultura, domesticação de plantas e animais.

 

GEOGRAFIA INDUSTRIAL

EMENTA: A indústria no tempo e no espaço mundial: As revoluções industriais (1ª, 2ª e 3ª), as inovações tecnológicas e ciclos econômicos longos. A industrialização brasileira: teorias, o processo de substituição de importações/ ciclos econômicos médios e o perfil contemporâneo da indústria nacional. A industrialização de Santa Catarina: da gênese ao dinamismo atual. Saída de campo a um espaço fabril para efetivar observações e análises a partir do referencial estudado em sala.

 

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

EMENTA: Introdução à Geografia da População. O significado do fator demográfico. Dinâmica populacional. População-recursos: meio ambiente, recursos alimentares e recursos energéticos. Composição da população. Desenvolvimento econômico e social. Estudos de caso: região de Santa Catarina. Unidade prática: Trabalho de campo.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA I: ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental: estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à prática pedagógica em sala de aula - observação e planejamento. Escolha dos conteúdos dentro da proposta curricular e do planejamento anual e suas abordagens. Utilização de técnicas e métodos didáticos. Elaboração do projeto de estágio.

 

DISCIPLINAS DA 6ª FASE

 

GEOGRAFIA URBANA II

EMENTA: Unidade teórica: A análise do fenômeno urbano. A organização interna da cidade. Organização do espaço urbano. Planejamento urbano. Os problemas urbanos. Crescimento urbano. Abordagens recentes sobre o espaço urbano. Análise urbana de Santa Catarina. Unidade prática: Prática de observação de campo: cidades de porte metropolitano.

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

EMENTA: História do SIG. Conceitos fundamentais. Dados espaciais e não espaciais. Estrutura de representação dos dados: vetorial e matricial. Relações topológicas. Base de dados georreferenciados. Componentes do SIG. Funcionalidade do SIG. Principais áreas de aplicação. Elaboração e implantação de projeto SIG. Prática em SIG.

 

BIOGEOGRAFIA II

EMENTA: Fundamentos da geoecologia. Componentes naturais e antrópicos. Processos de degradação ambiental e a dinâmica geoambiental. Noções de cartografia da paisagem. Representação cartográfica da paisagem geoecológica: perfis da vegetação e perfis geoecológicos. Mapeamento biogeográfico. Métodos para delimitação e caracterização de biótopos. O zoneamento geoecológico.  Interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites, o uso do solo e vegetação atual. Recursos hídricos. Leitura e interpretação de cartas sinóticas do clima. Correlação das cartas sinóticas com a vegetação e o uso do solo. Aulas de campo: aplicar no campo técnicas vistas na sala de aula.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA GEOGRÁFICA/ ENSINO EM GEOGRAFIA (TCC I)

EMENTA: Unidade teórica: Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em geral e na Geografia em particular. Etapas da pesquisa: preparação, projeto, execução, construção e apresentação. Fontes primárias e secundárias. Técnicas de observação de campo. Técnicas quantitativas e qualitativas de análise. Análise de relatórios de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa. Unidade prática: visita aos locais de pesquisa selecionados pelos alunos, observação do campo de pesquisa.

 

DIDÁTICA ESPECIAL DA GEOGRAFIA

EMENTA: Objetivos do ensino da Geografia. Educação e o processo de ensino-aprendizagem. Papel do professor: interação, mediação e interdisciplinaridade. Planejamento escolar e propostas educacionais. Avaliação. Análise e comparação dos programas de Geografia nas escolas de ensino fundamental. A proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Seleção, produção e uso do material didático.

 

DISCIPLINA OPTATIVA EM GEOGRAFIA I

EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as ofertadas no quadro de Disciplinas Optativas em Geografia.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA II: ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental: estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à prática pedagógica em sala de aula – observação, planejamento e regência. Elaboração do Trabalho Final de Estágio – Ensino Fundamental. Seminário de socialização.

 
DISCIPLINAS DA 7ª FASE

 

GEOGRAFIA ECONÔMICA I

EMENTA: As correntes da Economia Política, em especial o Liberalismo, o Keynesianismo e o Neoliberalismo Os movimentos estruturais e conjunturais da economia brasileira: as crises econômicas e as crises financeiras. O Espaço econômico brasileiro. O Mercosul. Os investimentos estrangeiros no Brasil. O mercado de trabalho no Brasil: o desemprego estrutural e conjuntural. O papel da tecnologia na produção e no mercado de trabalho.

 

SENSORIAMENTO REMOTO

EMENTA: História do sensoriamento remoto. Princípios físicos. Radiometria. Sistemas sensores. Comportamento espectral dos alvos. Estudo da técnica de Sensoriamento Remoto, envolvendo as fases de aquisição das informações sobre a superfície terrestre até a análise e interpretação desses dados sob a forma digital ou analógica (fotografias aéreas e imagens orbitais). Estudos de caso de SR aplicado a levantamentos de recursos ambientais, mapeamento do uso e cobertura do solo e diagnóstico e monitoramento das atividades antrópicas e fenômenos naturais.

 

PLANEJAMENTO URBANO

EMENTA: A geografia no processo de planejamento urbano. Planejamento e plano. Os níveis do planejamento e os estágios do processo. A história do planejamento  urbano no Brasil e em SC. Planos Diretores e o Estatuto da Cidade. Urbanismo e Desenho Urbano.

 

ANÁLISE DOS RECURSOS HÍDRICOS

EMENTA: Bacia hidrográfica como unidade de planejamento (classificação, ocupação e gestão). Análise ambiental (análise regional e quadro natural). Planejamento ambiental. Integração de dados ambientais. Vulnerabilidade ambiental e indicadores. Planos de monitoramento. Recursos hídricos. Atividades práticas e trabalhos de campo.

 

ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL

EMENTA: Legislação ambiental. Risco ambiental. Licenciamento ambiental. Desenvolvimento de um processo de AIA. Impacto Ambiental. Avaliação do Impacto Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental. Métodos de avaliação do impacto ambiental. Monitoramento Ambiental. Avaliação de risco.

 

DISCIPLINA OPTATIVA EM GEOGRAFIA II

EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as ofertadas no quadro de Disciplinas Optativas em Geografia.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA III:

ENSINO MÉDIO

EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental: estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à prática pedagógica em sala de aula - observação e planejamento. Escolha dos conteúdos dentro da proposta curricular e do planejamento anual e suas abordagens. Utilização de técnicas e métodos didáticos. Elaboração do projeto de estágio.

 

DISCIPLINAS DA 8ª FASE

 

GEOGRAFIA ECONÔMICA II

EMENTA: A nova ordem mundial. Os blocos econômicos. O crescimento econômico na América Latina. A crise e a globalização.  Mundialização do capitalismo: teorias da globalização, globalização, neoliberalismo e desindustrialização. Reestruturação Produtiva. Os impactos do neoliberalismo no papel do Estado, no crescimento econômico, na economia política e no mundo do trabalho. As políticas neoliberais no Brasil e em Santa Catarina.

 

PLANEJAMENTO REGIONAL

EMENTA: A geografia no processo de planejamento regional. As políticas territoriais brasileiras e o planejamento regional no Brasil e Santa Catarina: passado e presente. Etapas e metodologias do planejamento regional. Estudo de casos de planejamento regional. Saída de campo para efetivar observações e análises a partir do referencial estudado em sala.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)

EMENTA: Desenvolvimento da pesquisa monográfica relativa ao projeto de pesquisa, definido em Métodos e Técnicas da Pesquisa Geográfica (TCC I). Redação final do trabalho monográfico. Apresentação ao término do semestre.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV - PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA IV:

ENSINO MÉDIO

EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Médio: estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à prática pedagógica em sala de aula – observação, planejamento e regência. Elaboração do Trabalho Final de Estágio. Seminário de socialização.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS EM GEOGRAFIA
 
ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO GEOAMBIENTAL
EMENTA: Áreas de risco geoambiental. Conceitos básicos: evento, perigo, vulnerabilidade, susceptibilidade, risco, área de risco. Funcionamento dos sistemas físico - naturais e ocorrência de riscos geoambientais. Análise e mapeamento de áreas de risco geoambiental. Considerações sobre gerenciamento de áreas de risco.
 
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA
EMENTA: Estudar a origem e a evolução do universo até o momento atual. Estudar a evolução da astronomia, desde a Antigüidade até os dias atuais e sua influência sobre a cultura dos povos antigos. Comparar os modelos antigos do universo com os atuais. Situar a Terra na galáxia e no universo. A influência da astronomia e dos fatores cósmicos na evolução da vida na Terra. O confronto da ciência com a religião. Introdução à astrofísica e à cosmologia. História da astronomia. A origem do universo: o Big Bang e outros modelos cosmológicos. A expansão do universo: origem e formação da matéria e da antimatéria. Os buracos negros. Origem e evolução das galáxias. Aglomerados de galáxias. Origem, formação e evolução das estrelas. Supernovas, quasares. As constelações. A origem dos elementos pesados. Origem do sistema solar. O fim do universo.Ciência e religião.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS EM EDUCAÇÃO

 

ANTROPOLOGIA GERAL

EMENTA: Etnocentrismo e relativismo. Colonialismo, Conceito antropológico de cultura. Cultura brasileira: identidade nacional e novas identidades. Espaços sociais e territórios. Relações interétnicas, de gênero e de classe. Trabalho de campo antropológico.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EMENTA: Situação do sistema de ensino educacional brasileiro. Características do aprendiz adulto. Princípios metodológicos da Educação de Jovens e adultos. Reflexão crítica em torno de ações de Educação de Jovens e Adultos em desenvolvimento.

 

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

EMENTA: Educação e modernidade. A construção dos estados nacionais e a escolarização. As teorias sociológicas da educação. Perspectivas contemporâneas: abordagens etnográficas em educação. Gênero, família e educação. Movimentos sociais e educação.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EMENTA: Educação Inclusiva. Práticas pedagógicas de políticas de inclusão. Aspectos éticos, políticos e educacionais na integração de pessoas marcadas por atributos identitários como: gênero, orientação sexual, raça e etnia, necessidades especiais. Um a Escola voltada ao respeito às diferenças.

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Filosofia e educação: caracterização e origem. Educação: origem, a filosofia grega. Conhecimento e verdade. Racionalismo, Empirismo e Positivismo. Ciência e educação. Educação e ideologia: a educação no contexto social e político. Ética e educação: o agir, liberdade e determinismo.

 

HISTÓRIA

EMENTA: Um campo de saber: a História. A história e suas operações: pesquisa e escrita. Documentação e acervos. Memória e História. História, conhecimento e modernidade. História total: ciência, progresso e nação. Mudanças epistemológicas: a Nova História. Fragmentação e novos paradigmas: a leitura dos indícios. Historiografia brasileira: da construção do Estado às tendências contemporâneas.

 

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL E DO BRASIL

EMENTA: Da economia feudal à política mercantilista. As Correntes da Economia Política: a Fisiocracia, o Liberalismo, o Keynesianismo e o Neoliberalismo. A história econômica do Brasil e suas relações com a economia internacional: a falência do modelo agro-exportador brasileiro (1929-1930), o Estado Novo, o Nacional Desenvolvimentismo, o milagre brasileiro e a políticas dos governos autoritários pós 1964, a abertura política e “a década perdida”. Os governos neoliberais: de Collor e Lula.

 

INFORMÁTICA APLICADA À GEOGRAFIA

EMENTA: Informática básica. Aspectos genéricos sobre ‘hardware e software’. Sistema operacional e sistemas aplicativos: aplicações na área de Geografia. Redes de comunicação de dados: redes locais, Internet.. A pesquisa geográfica e a Internet.

 

MÍDIAS E EDUCAÇÃO

EMENTA: Currículo escolar e os meios de comunicação social. Novos contextos da educação escolar. Informação e conhecimento. A escola e as mídias: equívocos e complementaridades. Educação para a comunicação social. As tecnologias de informação e de comunicação no espaço escolar: o computador e a rede eletrônica. O uso didático do vídeo.

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

EMENTA: Estrutura frasal: formas de organização e implicações no processo de comunicação. Idéia central e secundária. Emprego das conjunções e pronomes relativos. Parágrafo: formas de estrutura. Organização das idéias: núcleo, desenvolvimento e conclusão. Estudo comparativo de textos técnico-científicos e literários: finalidade, linguagem e estilo. Estrutura da descrição: tipos e características. Estudo da narração: tipos e características. Estudo da dissertação: tipos e características. Produção de textos descritivos, narrativas e dissertativas. A arte de tomar apontamentos: tipos de fichas (descritiva, resumo); resenha crítica; ‘position paper’. Fluência e prática na comunicação escrita.

 

Sociologia Geral

Ementa: História, teorias e métodos em sociologia. Tópicos de sociologia urbana e rural.

 

SOCIOLOGIA RURAL

EMENTA: O processo de penetração do capitalismo no campo. As teorias do campesinato. A Lei das Terras e o processo de exclusão da terra. Processos migratórios recentes na América Latina e suas implicações sócio-culturais. Movimentos sociais rurais na América latina.

 

SOCIOLOGIA URBANA

EMENTA: A cidade como emblema da modernidade: heterogeneidade, identidades e segregação. As classes sociais e a cidades capitalistas. Modernização, capitalismo e urbanização na América Latina. As teorias da marginalidade e a expansão urbana. Os movimentos sociais urbanos: lutas, associativismo, resistências e sociabilidade. Violência urbana contemporânea e urbanização.

 

3. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:

 

De acordo com o Regimento Geral da UDESC, artigos de 144 a 148, a verificação da aprendizagem, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento, será feita por disciplina, atividades acadêmicas obrigatórias, através da utilização das diversas técnicas e instrumentos, explicitados a seguir:

- A assiduidade é aferida pela freqüência às aulas e demais atividades de cada disciplina, atividades acadêmicas obrigatórias a atividades acadêmicas complementares considerando-se nela reprovado o aluno que deixar de comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária programada da disciplina.

- A avaliação do estudante é de responsabilidade do professor e será expressa através de notas, variáveis de 0,0 a 10,0 (dez).

- Cabe ao professor da disciplina, ou atividade acadêmica decidir a forma de avaliação (testes escritos ou orais, trabalhos de pesquisa, apresentações, seminários, etc...), mas deverá sempre ser aplicada, no mínimo, o número de duas avaliações durante o período letivo. O peso de cada avaliação deverá ser explicitado no plano de ensino, entregue no início do semestre.

- Ao final de cada período letivo será atribuída ao estudante, em cada disciplina ou atividade acadêmica, uma nota final, resultante das médias das avaliações realizadas durante o período letivo, independente da carga horária da mesma, sendo regulamentado pelo Projeto Pedagógico do Curso.

- A média para a provação é 7,0 (sete) sem prova final (ou de recuperação) e 5,0 (cinco) com prova final(ou de recuperação).

- Os resultados das avaliações devem ser divulgados no prazo de 15 dias da sua realização, devendo haver um intervalo, de pelo menos, uma semana antes da formulação de nova avaliação, a partir da entrega dos resultados.

- As atividades complementares são regulamentadas pela Resolução 015/2007 – CONSEPE. A este tipo de atividade não se afere avaliação por instrumento, mas sim por pontuação.

São considerados, para efeitos de avaliação do aluno, a assimilação progressiva e acumulativa de conhecimentos, a capacidade de aplicação dos mesmos em trabalhos individuais e o domínio da matéria lecionada, sendo que o conceito final constitui-se de uma síntese de resultados obtidos em trabalhos escolares – provas e/ou tarefas – realizados durante o período letivo.

A avaliação do aproveitamento realizada pelo professor será expressa através de dois graus de qualificação:

- O primeiro, de peso 6 (seis), chamado de Média Semestral (MS), traduz o aproveitamento do aluno na disciplina, obtido através da média aritmética das notas atribuídas aos testes, trabalhos e/ou relatórios realizados no decorrer no período letivo;

- O segundo, de peso 4 (quatro), chamado de Nota da Prova de Recuperação (NP), decorre de prova escrita e/ou oral, de projeto e sua defesa, ou trabalho equivalente, abrangendo toda a matéria lecionada durante o período letivo.

A fórmula para cálculo da média final é a seguinte, onde MF = Média Final; MS = Média Semestral e NP = Nota da Prova de Recuperação (Exame Final)

MF = (MS x 6) + (NP x 4)

10

A fórmula para cálculo na nota da prova (exame final de recuperação é a seguinte, onde: MF = Média Final; MS = Média Semestral e NP = Nota da Prova de Recuperação (Exame Final).

MF = (MF x 10) + (MS x 6)

04

Para verificar qual a NP mínima para aprovação, deve-se considerar a MF = 5,0 (cinco).

Para a avaliação final, é aplicada a média ponderada sobre a nota do semestre, que é obtida pela média aritmética das notas do período escolar, e a nota do exame final, com peso seis (6) e quatro (4), respectivamente. Entretanto, é dispensado do exame final o aluno que obtiver a média do semestre igual ou superior a sete (7) e cuja assiduidade alcança os setenta e cinco por cento (75%) de freqüência, no mínimo.

A aprovação do aluno em cada disciplina depende, pois, do cumprimento concomitante da freqüência mínima exigida e da média final obtida, que deve ser igual ou superior a cinco (5) na escala de zero (0) a dez (10), no caso de prestar exame final.

Para concluir o curso, o aluno é obrigado a apresentar um Relatório Final de Estágio Curricular Supervisionado, relacionado ao estágio de docência, e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II), relacionado ao desenvolvimento de projeto de pesquisa aprovado na disciplina de TCC I. Estas produções aliam a teoria e prática e são realizadas sob a orientação de um professor do Curso.

Na avaliação do Estágio Curricular Supervisionado serão adotadas as orientações da Coordenação de Estágio do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Essa avaliação é composta por: uma nota atribuída pelo Supervisor de Estágio ao desempenho do estagiário; uma nota atribuída pelo Orientador de Estágio ao desempenho do estagiário; e uma nota atribuída pelo Orientador de Estágio ao relatório final. Essas notas obedecem a critérios estabelecidos pelo Colegiado de Estágio.

A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso é realizada por Banca composta por três professores, constituída pelo Professor Orientador do TCC e mais dois docentes indicados pelo orientador em comum acordo com o acadêmico. É aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso, o acadêmico que obtiver nota superior a 7,0 (sete).

 

 

 

 

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº  002/2009 – CONSUNI

 

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA

CURRÍCULO VIGENTE

CH

FASE

CURRÍCULO PROPOSTO

CH

FASE

Epistemologia

60

Epistemologia

72

Geografia Física

60

Geografia Física

72

Geografia Humana

60

Geografia Humana

72

Cartografia Geral

60

Cartografia Geral

72

História Econômica Geral e do Brasil

60

História Econômica Geral e do Brasil

72

Opt.

Informática Aplicada à Geografia

30

Informática Aplicada à Geografia

72

Opt.

Educação Física Curricular I

45

Sem equivalência

 

 

Geografia Regional I

60

Teoria Regional

72

Evolução do Pensamento Geográfico

60

História do Pensamento Geográfico

72

Cartografia Temática

60

Cartografia Temática

72

Climatologia I

Climatologia II

60

60

2

3

Climatologia

72

Introdução ao Trabalho Científico em Geografia

30

Pesquisa em Geografia: Licenciatura e Bacharelado

72

Opt.

Produção de Textos

60

Produção de Textos

72

Opt.

Educação Física Curricular II

45

Sem equivalência

 

 

Geografia Regional II

60

Geografia Regional I

Geografia Regional II

72

72

Geografia Agrária

60

Geografia Agrária

72

Geografia Econômica I

60

Geografia Econômica I

72

Geologia Geral

60

Geologia Geral I

Geologia Geral II

72

72

Aerofotogeografia

60

Aerofotogrametria e Fotointerpretação

72

Estágio Orientado I

15

Sem equivalência

 

 

Geomorfologia I

60

Geomorfologia I

72

Geografia Industrial

60

Geografia Industrial

72

Geografia Econômica II

60

Geografia Econômica II

72

Oceanografia

60

Oceanografia

72

Ecologia Geral

60

Ecologia Geral

72

Sociologia Rural

 

30

 

 

Sociologia Rural

Sociologia Geral

72

72

Opt.

Opt.

Sociologia Urbana

30

Sociologia Urbana

Sociologia Geral

72

72

Opt.

Opt.

Estágio Orientado II

45

Sem equivalência

 

 

Geomorfologia II

60

Geomorfologia II

72

Geografia de Santa Catarina I

60

Geografia de Santa Catarina I

72

Geografia Urbana

60

Geografia Urbana I

Geografia Urbana II

72

72

Biogeografia

60

Biogeografia I

Biogeografia II

72

72

Geografia do Brasil I

60

Geografia do Brasil I

72

Estágio Orientado III

45

Sem equivalência

 

 

Ecologia Política

60

Ecologia Política

72

Opt.

Geografia da População

60

Geografia da População

72

Geografia de Santa Catarina II

60

Geografia de Santa Catarina II

72

Geografia do Brasil II

60

Geografia do Brasil II

72

Geopolítica

72

Geopolítica e Geografia Política

72

Opt.

Educação e Sociedade

60

Educação e Sociedade

72

Opt.

Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio

30

Organização e Gestão da Educação

54

Tópicos Especiais em Educação

45

Disciplina Optativa em Educação

72

Psicologia da Educação

60

Psicologia da Educação

54

Políticas Ambientais

60

Políticas Ambientais

72

Opt.

Didática Geral

60

Didática Geral

54

Prática de Ensino de Geografia I (Estágio Supervisionado)

135

 

 

Estágio Curricular Supervisionado I e II  - Prática de

 

Ensino de Geografia em Geografia I e II: Ensino Fundamental

54

 

144

 

Didática Especial de Geografia

60

Didática Especial em Geografia

72

Prática de Ensino de Geografia II (Estágio Supervisionado)

315

Estágio Curricular Supervisionado III e IV  - Prática de

 

Ensino de Geografia em Geografia III e IV: Ensino Médio

72

 

144

 

Geologia Ambiental

60

6

Análise de Impacto Ambiental

72

Tópicos Especiais em Geografia I

30

Tópicos Especiais em Geografia

72

Opt.

Estágio Orientado IV

45

Sem equivalência

 

 

Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas

60

Análise de Recursos Hídricos

72

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

60

Sistemas de Informações Geográficas

Sensoriamento Remoto

72

72

Planejamento Regional e Urbano

60

Planejamento Urbano

Planejamento Regional

72

72

Métodos e Técnicas da Pesquisa Geográfica

60

Métodos e Técnicas da Pesquisa/Ensino em Geografia (TCC I)

72

Tópicos Especiais em Geografia II

60

Disciplina Optativa em Geografia I

72

Tópicos Especiais em Geografia III

60

Disciplina Optativa em Geografia II

72

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

315

Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II

72

Estágio Técnico

315

Sem equivalência

 

 

 

 

 

Atividades Complementares

288

 

 

 

 

Língua Brasileira dos Sinais

36