RESOLUÇÃO Nº 002/2009 –
CONSUNI
Aprova reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso
de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED,
da Fundação
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
O Presidente do Conselho Universitário – CONSUNI da
Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no uso de suas
atribuições, considerando a deliberação do Plenário relativa ao Processo n°
2585/2008, tomada em sessão de 05 de março de 2009,
R E S O L
V E:
Art. 1º
Fica aprovada a reformulação curricular do Projeto
Político Pedagógico do Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação –
FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa
Catarina – UDESC, nos termos do projeto constante do Processo 2585/2008.
Art. 2º O Curso de Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação –
FAED, da Fundação Universidade
do Estado de Santa Catarina – UDESC, passa a
contemplar a formação com dupla habilitação, quais sejam, Licenciatura e
Bacharelado.
Art. 3º O Curso de
Graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina –
UDESC, tem carga horária total de 3.924 (três
mil, novecentos e vinte e quatro) horas-aula, correspondentes a 218 (duzentos e
dezoito) créditos, que contemplam 2.898 (duas mil, oitocentas e noventa e oito)
horas-aula destinadas a Disciplinas Obrigatórias, 216 (duzentas e dezesseis)
horas-aula destinadas a Disciplinas Optativas, 108 (cento e oito) horas-aula
destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso, 414 (quatrocentas e quatorze)
horas-aula destinadas ao Estágio Curricular Supervisionado e 288 (duzentas e
oitenta e oito) horas-aula destinadas a Atividades Complementares.
Art. 4º O
Curso de Graduação em Geografia, do Centro
de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
tem duração de 4 (quatro) anos (oito
fases), com período máximo de integralização de 7 (sete) anos (quatorze
semestres), estruturado em regime de créditos, correspondendo cada crédito a 18
(dezoito) horas-aula de 50 (cinqüenta) minutos.
Art. 5º O
Curso de Graduação em Geografia, do Centro
de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
oferece 40 (quarenta) vagas anuais com ingresso no primeiro semestre, em
períodos alternados – num ano ingressa uma turma no período vespertino e no
próximo ano, uma turma no período noturno.
P. único –
Parte da carga horária das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado será
ministrada fora do horário regular do curso.
Art. 6º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e o sistema de
avaliação do Curso de Graduação
em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade
do Estado de Santa Catarina – UDESC constam do Anexo
I desta Resolução.
Art. 7º - A reforma curricular objeto da presente Resolução começa a vigorar no segundo semestre de 2009.
P.
único - Os acadêmicos com matrícula trancada ou em
atraso, graduar-se-ão nos termos da matriz vigente, quando de sua entrada na
universidade, ainda que tenham que cursar disciplinas da matriz nova
equivalentes àquelas que forem suprimidas, aplicando-se, quando necessário, o
Quadro de Equivalência de Disciplinas constante do Anexo II desta Resolução.
Art. 8º As demais normas de funcionamento
do Curso de Graduação em Geografia, do Centro
de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Fundação Universidade do Estado
de Santa Catarina – UDESC, constam do Projeto Pedagógico objeto do Processo 2585/2008.
Art. 9º Esta Resolução entra em vigor nesta data.
Art. 10 Ficam revogadas as disposições em contrário.
Florianópolis, 05 de março de
2009.
Profº. Sebastião Iberes Lopes Melo
Presidente
ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 002/2009 – CONSUNI
I - MATRIZ
CURRICULAR:
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
1ª Fase |
||||
Geografia Física |
54 |
18 |
4 |
- |
Geografia Humana |
54 |
18 |
4 |
- |
Cartografia Geral |
36 |
36 |
4 |
- |
História do Pensamento Geográfico |
72 |
- |
4 |
- |
Climatologia |
54 |
18 |
4 |
- |
Epistemologia |
72 |
- |
4 |
- |
TOTAL |
342 |
90 |
24 |
|
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
2ª Fase |
||||
Cartografia Temática |
36 |
36 |
4 |
Cartografia Geral |
Ecologia Geral |
54 |
18 |
4 |
- |
Geologia Geral I |
54 |
18 |
4 |
- |
Teoria Regional |
54 |
18 |
4 |
- |
Geografia do Brasil I |
54 |
18 |
4 |
- |
Organização e Gestão da Educação |
36 |
18 |
3 |
- |
TOTAL |
288 |
126 |
23 |
|
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
|
3ª Fase |
|||||
Geografia Regional I |
54 |
18 |
4 |
- |
|
Geologia Geral II |
54 |
18 |
4 |
Geologia Geral I |
|
Geografia de Santa Catarina I |
54 |
18 |
4 |
- |
|
Geografia do Brasil II |
54 |
18 |
4 |
Geografia do Brasil I |
|
Didática Geral |
36 |
18 |
3 |
- |
|
Psicologia da Educação |
36 |
18 |
3 |
- |
|
*1 Língua Brasileira dos
Sinais (Libras) |
18 |
18 |
2 |
- |
|
TOTAL |
306 |
126 |
24 |
|
|
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
4ª Fase |
||||
Geografia de Santa Catarina II |
54 |
18 |
4 |
- |
Geomorfologia I |
54 |
18 |
4 |
Geologia Geral I |
Oceanografia |
54 |
18 |
4 |
- |
Geografia Regional II |
54 |
18 |
4 |
- |
Geografia Agrária |
54 |
18 |
4 |
- |
*2 - Disciplina Optativa em Educação |
54 |
18 |
4 |
|
TOTAL |
324 |
108 |
24 |
|
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
5ª Fase |
||||
Geografia Urbana I |
54 |
18 |
4 |
- |
Geomorfologia II |
54 |
18 |
4 |
Geomorfologia I e Climatologia |
Aerofotogrametria e Fotointerpretação |
36 |
36 |
4 |
Geomorfologia I; Cartografia Temática |
Biogeografia I |
54 |
18 |
4 |
Ecologia Geral |
Geografia Industrial |
54 |
18 |
4 |
- |
Geografia da População |
54 |
18 |
4 |
- |
*3 - Estágio Curricular
Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental |
18 |
36 |
3 |
Ter obtido aproveitamento em todas as disciplinas até a 2ª fase
do curso |
TOTAL |
324 |
162 |
27 |
|
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
||
6ª Fase |
||||||
Geografia Urbana II |
54 |
18 |
4 |
- |
||
Sistemas de Informações Geográficas |
36 |
36 |
4 |
Aerofotogrametria e Fotointerpretação |
||
Biogeografia II |
54 |
18 |
4 |
Biogeografia I |
||
Métodos e Técnicas da Pesquisa/ Ensino
em Geografia (TCC I) |
36 |
36 |
4 |
- |
||
Didática Especial da Geografia |
36 |
36 |
4 |
Didática Geral |
||
*4 - Disciplina Optativa em
Geografia I |
72 |
- |
4 |
- |
||
*3 - Estágio Curricular
Supervisionado II - Prática de Ensino em Geografia II: Ensino Fundamental |
- |
144 |
8 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
||
TOTAL |
288 |
288 |
32 |
|
||
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
||
7ª Fase |
||||||
Geografia Econômica I |
54 |
18 |
4 |
- |
||
Sensoriamento Remoto |
36 |
36 |
4 |
Sistemas de Informações Geográficas |
||
Planejamento Urbano |
54 |
18 |
4 |
Geografia Urbana I |
||
Análise de Recursos Hídricos |
54 |
18 |
4 |
Geomorfologia II |
||
Análise de Impacto Ambiental |
54 |
18 |
4 |
Geomorfologia II |
||
*4 - Disciplina Optativa em
Geografia II |
72 |
- |
4 |
|
||
*3 - Estágio Curricular Supervisionado III - Prática
de Ensino em Geografia III: Ensino Médio |
18 |
54 |
4 |
Estágio Curricular Supervisionado II |
||
TOTAL |
342 |
162 |
28 |
|
||
DISCIPLINAS |
C. H. Teórica |
C. H. Prática |
Créditos |
Pré-Requisitos |
8ª Fase |
||||
Geografia Econômica II |
54 |
18 |
4 |
- |
Planejamento Regional |
54 |
18 |
4 |
- |
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC
II) |
72 |
- |
4 |
Métodos e Técnicas da Pesquisa/ Ensino em Geografia (TCC I) |
*3 - Estágio Curricular Supervisionado IV - Prática
de Ensino em Geografia IV: Ensino Médio |
18 |
126 |
8 |
Estágio Curricular Supervisionado III |
TOTAL |
198 |
162 |
20 |
201 |
*5- Atividades
Complementares |
288 |
- |
16 |
- |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
2700 |
1224 |
218 |
|
Observações:
*1
- A disciplina de LIBRAS será oferecida na modalidade a distância pelo
CEAD.
*2
- DISCIPLINAS OPTATIVAS EM EDUCAÇÃO - 4
créditos (72 horas/aula)
Antropologia Geral |
Educação de Jovens e Adultos |
Educação e Sociedade |
Educação Inclusiva |
Filosofia da Educação |
História |
História Econômica Geral e do Brasil |
Informática Aplicada à Geografia |
Mídias e Educação |
Produção de Texto |
Sociologia Geral |
Sociologia Rural |
Sociologia Urbana |
*3 -
Parte da carga horária das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I,
II, III e IV serão ministradas fora do horário regular do curso.
*4 - DISCIPLINAS OPTATIVAS EM GEOGRAFIA I e II –
4 créditos (72 horas/aula)
Análise de Áreas de Risco Geoambiental |
Astronomia e Astrofísica |
Banco de Dados Geográficos |
Conservação da Natureza |
Desastres Naturais |
Ecologia Política |
Educação Ambiental |
Elementos de Paleontologia e
Estratigrafia |
Estatística Aplicada a Geografia |
Geografia Cultural |
Geografia da América Latina |
Geografia da Fome |
Geografia da Habitação |
Geografia do Turismo |
Geografia dos Movimentos Sociais |
Geografia dos Recursos Naturais |
Geografia e o Mundo do Trabalho |
Geografia Médica |
Geografia, Cinema e Educação |
Geo-História |
Geologia e Mudanças Globais |
Geopolítica e Geografia Política |
Geoprocessamento |
Introdução à Economia |
Legislação Ambiental |
Meteorologia |
Migrações Internacionais (Fluxos
populacionais) |
Monitoramento Ambiental |
Morfologia Urbana |
Organização do Espaço Industrial |
Paleobiogeografia |
Pedologia |
Pesquisa em Geografia: Licenciatura e
Bacharelado |
Políticas Ambientais |
Processamento Digital de Imagem |
Risco Ambiental |
Sistema de Posicionamento Global - GPS |
Tópicos Especiais em Geografia |
Topografia |
*5 - As Atividades Complementares devem ser realizadas durante
TODO o desenvolvimento do curso, seguindo as orientações da Resolução 15/2007 –
CONSEPE.
2 – EMENTÁRIO DAS
DISCIPLINAS:
DISCIPLINAS
DA 1ª FASE
GEOGRAFIA FÍSICA
EMENTA: A Geografia Física: conceito, objeto e objetivo. Sistemas
ambientais. O geossistema: a dinâmica do espaço geográfico. Mecanismos de
desenvolvimento da natureza: naturais e antropogênicos. Noções de Astronomia e
Astrofísica: Cosmologia. A Geografia Física e o planejamento territorial: o
diagnóstico e o prognóstico. Unidade prática: Trabalho de campo.
GEOGRAFIA HUMANA
EMENTA: A sistematização da Geografia Humana: abordagem clássica e
tendências atuais. Relação sociedade-natureza e relação espaço-tempo. Questões
emergentes em Geografia Humana. Unidade prática: trabalho de campo.
CARTOGRAFIA GERAL
EMENTA: História da cartografia. Teoria e método da cartografia.
Principais ramos da cartografia. Elementos de geodésia. Sistemas de projeção.
Sistema de Coordenadas. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Planimetria e
altimetria. Escala. Noções de topografia. Desenho e produção cartográfica.
Introdução a Cartografia digital. Mapeamento sistemático brasileiro. Legislação
Cartográfica. Análise e interpretação de cartas sistemáticas.
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
EMENTA: Unidade teórica: Pressupostos da Geografia na Antigüidade e Idade
Média. A Ciência e a Geografia. As correntes do conhecimento e seu significado
epistemológico nas diferentes abordagens da ciência geográfica. A pré-história
da Geografia no Brasil: viajantes, jesuítas, ensaístas. Institucionalização e
desenvolvimento da geografia científica no Brasil: universidades e organismos
governamentais. A relação ensino-pesquisa. Crise e renovação da Geografia no
Brasil. Unidade prática: Visita a instituições geográficas.
EMENTA: O globo terrestre. A atmosfera da Terra. Radiação solar e
radiação terrestre. Elementos e fatores do clima: temperatura, pressão,
umidade. A circulação atmosférica. Sistemas formadores de tempo: massas de ar,
frentes. Climatologia do Brasil e da América do Sul. Classificações e regimes
climáticos. Representação do clima. Climas do mundo. Climatologia geográfica:
mudanças climáticas, irregularidade do clima, desertificação e secas, efeito
estufa.
EPISTEMOLOGIA
EMENTA: Evolução do pensamento teórico.
Teorias clássicas do conhecimento: Racionalismo e Empirismo, Ceticismo e
Dogmatismo. Fundamentos filosóficos e metodológicos da ciência moderna.
Implicações da relação entre o ser humano e o meio, e a ação humana situada
espacialmente. As correntes filosóficas contemporâneas e a produção científica.
Argumentação e discussão racional na ciência.
DISCIPLINAS DA 2ª FASE
CARTOGRAFIA TEMÁTICA
EMENTA: Cartografia e geografia. Cartografia
temática: princípios e fundamentos. Teorias da comunicação cartográfica.
Semiologia gráfica: mapas, gráficos, redes. Representações temáticas:
qualitativas, ordenadas, quantitativas, dinâmicas. Cartografia analítica e de
síntese. Análise e interpretação de mapas temáticos. Introdução a Cartografia
Temática digital. Cartografia Temática e ensino.
ECOLOGIA GERAL
EMENTA: Conceito, objeto e objetivo da Ecologia.
Relações entre a Ecologia e a Geografia. Os fatores ecológicos: a lei do
mínimo, fator limitante, valência ecológica. O papel da radiação solar nas
atividades dos seres vivos: ritmos de atividade biológica, o ciclo circadiano.
Conceito e estrutura dos ecossistemas: noções de sistemas. Transferência de
matéria e energia nos ecossistemas: cadeias alimentares, produtividade. Ciclos
biogeoquímicos. Relações intraespecíficas: a origem das populações, natalidade,
mortalidade. Relações interespecíficas: simbiose, mutualismo, comensalismo,
parasitismo, predação, competição. Comunidades de seres vivos. . Unidade
prática: Trabalho de campo.
GEOLOGIA GERAL I
EMENTA: A Terra. A Crosta. Tectônica de Placas.
Minerais e Rochas. Dinâmica Interna: Magma. Vulcanismo. Terremoto. Epirogênese.
Geologia Estrutural e Teorias Geotectônicas. Noções de Geologia Histórica e
Estratigráfica. Geologia de Santa Catarina.
TEORIA REGIONAL
EMENTA: Geografia e categorias analíticas: espaço,
paisagem, território, organização espacial, região e lugar. Região e
regionalização: teorias e métodos. Análise regional: Formação Sócioespacial e
Geossistema. Saída de campo para efetivar observações e análises a partir do
referencial estudado em sala.
GEOGRAFIA DO BRASIL I
EMENTA: Componentes do quadro natural brasileiro:
morfologia, hidrografia, clima e biogeografia. Os grandes domínios
paisagísticos do Brasil. Geossistemas. A questão ambiental no Brasil.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Visão histórica da educação na estrutura
sócio-político-econômica. Caracterização da sociedade brasileira nas etapas de
desenvolvimento. Política social, política de educação e as grandes reformas do
ensino. Sistema de ensino e sistema educacional brasileiros. Estrutura do
sistema escolar. Estrutura administrativa da educação. Estrutura
técnico-pedagógica da rede de ensino. Funções sociais da escola. Formação de
educador.
DISCIPLINAS DA 3ª FASE
GEOGRAFIA
REGIONAL I
EMENTA: A
formação dos espaços regionais centrais mundiais: elementos naturais,
históricos, econômicos, culturais e políticos. Unidade Prática: atividades com
mapas e dados estatísticos.
GEOLOGIA GERAL II
EMENTA: Dinâmica Externa: Intemperismo. Formação de
solos. Águas continentais de superfície e sua ação geológica. Ação geológica do
gelo. Ação geológica dos ventos. Ação geológica do mar. Geologia do Brasil.
GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA I
EMENTA: Componentes do quadro natural catarinense:
morfologia, hidrografia, clima e biogeografia. Os grandes domínios
paisagísticos de Santa Catarina. Geossistemas. A questão ambiental em Santa
Catarina.
GEOGRAFIA DO BRASIL II
EMENTA: A formação sócio-espacial brasileira e suas
regiões: elementos naturais, históricos, econômicos e políticos.
DIDÁTICA GERAL
EMENTA: O processo de ensino e suas relações. A relação teórico-prática na formação do/a educador/a. Contribuição da pesquisa para a construção do saber sobre didática. A sala de aula como objeto de análise: objetivos, conteúdos, organização. Planejamento e avaliação de ensino numa perspectiva crítica da educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Dinâmica de classe e relacionamento professor-aluno. As bases do comportamento humano: aprendizagem - conceito, formas e avaliação. Estudo especial da infância e da adolescência. Implicações pedagógicas.
LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS (LIBRAS)
EMENTA: Aspectos da língua de Sinais e sua
importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos
lingüísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe.
Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais
observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua
Portuguesa.
DISCIPLINAS DA 4ª FASE
GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA II
EMENTA: As regiões geo-econômicas: os diversos tipos
de espaço e regiões, sua caracterização e a multiplicidade de relações entre os
fenômenos econômicos. As políticas de desenvolvimento regional. Santa Catarina
no contexto nacional: analise global e detalhadamente os movimentos estruturais
e conjunturais da economia catarinense. Importância dos recursos naturais na
economia de Santa Catarina. A questão agrária do Estado: perspectiva e debate
atual sobre a realidade local e regional.
GEOMORFOLOGIA I
EMENTA: Sistema geomorfológico. Fatores estruturais
na gênese do modelado e tipos de relevos associados. Domínios morfoestruturais.
Morfogênese e Pedogênese. Processos morfogenéticos. Geomorfologia das
vertentes. Geomorfologia fluvial. Geomorfologia cárstica Domínios
morfoestruturais do Brasil e de Santa Catarina. Unidade prática: Trabalho de
campo.
OCEANOGRAFIA
EMENTA: Estrutura da Terra. Bacias Oceânicas e Tectônica de Placas.
Relevo submarino. Ondas. Correntes. Marés. Propriedades Físicas e Químicas da
Água do Mar. Sedimentação Marinha. Jazimentos Econômicos de Origem
Marinho-Sedimentar. Relevo Submarino da Costa.
Morfologia do Litoral Sul do Brasil.
GEOGRAFIA REGIONAL II
EMENTA: A formação dos espaços regionais periféricos
mundiais: elementos naturais, históricos, econômicos, culturais e políticos.
Unidade Prática: atividades mapas e dados estatísticos.
GEOGRAFIA AGRÁRIA
EMENTA: A metodologia da Geografia Agrária. A questão
agrária e o desenvolvimento brasileiro e catarinense. Dinâmica capitalista na
agricultura e reforma agrária. As políticas agrícolas
e agrárias no Brasil. Unidade prática: Trabalho de campo.
DISCIPLINA OPTATIVA EM EDUCAÇÃO
EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as
ofertadas no quadro de Disciplinas Optativas em Educação. A disciplina será
oferecida pelos Departamentos de Pedagogia e Ciências Humanas.
DISCIPLINAS DA 5ª FASE
GEOGRAFIA URBANA I
EMENTA: Unidade teórica: Os fatores históricos e culturais na formação das cidades. O pensamento geográfico sobre a cidade: relação cidade-campo. Processo de urbanização. Sistema urbano. Funções urbanas e classificação das cidades. Cidade e região. Hierarquia urbana e áreas de influência. Posição geográfica das cidades. Unidade prática: Prática de observação de campo: cidades de porte pequeno e médio.
GEOMORFOLOGIA II
EMENTA: Sistemas morfoclimáticos. Estudo
Paleoclimático: Quaternário. Equilíbrio morfoclimático. Domínios
morfoclimáticos: morfogênese nas diversas zonas climáticas do globo. Domínios
morfoclimáticos do Brasil: processos tropicais de morfogênese. Domínios
morfoclimáticos de Santa Catarina. Ação antrópica. Unidade prática: Trabalho de campo; mapas e
maquetes.
AEROFOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
EMENTA: Fundamentos da fotogrametria e
fotointerpretação. Levantamento aerofotogramétrico. Documentos fotogramétricos.
Estereoscopia. Critérios e chaves de fotointerpretação. Geometria básica,
medidas e restituição. Aplicações da fotointerpretação.
BIOGEOGRAFIA I
EMENTA: Conceito, objeto e objetivo da Biogeografia.
Noções de taxonomia. Origem e evolução dos seres vivos. A dispersão dos seres
vivos. Migrações e formas de movimentos dos seres vivos na paisagem.
Paleobiogeografia. Ilhas biogeográficas. Os reinos biogeográficos. As
comunidades dos seres vivos e a sua distribuição espacial atual. Influência do
clima sobre a biosfera. O papel do homem: urbanização, indústria, agricultura, domesticação
de plantas e animais.
GEOGRAFIA INDUSTRIAL
EMENTA: A indústria no tempo e no espaço mundial: As
revoluções industriais (1ª, 2ª e 3ª), as inovações tecnológicas e ciclos
econômicos longos. A industrialização brasileira: teorias, o processo de substituição
de importações/ ciclos econômicos médios e o perfil contemporâneo da indústria
nacional. A industrialização de Santa Catarina: da gênese ao dinamismo atual.
Saída de campo a um espaço fabril para efetivar observações e análises a partir
do referencial estudado em sala.
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
EMENTA: Introdução
à Geografia da População. O significado do fator demográfico. Dinâmica
populacional. População-recursos: meio ambiente, recursos alimentares e
recursos energéticos. Composição da população. Desenvolvimento econômico e
social. Estudos de caso: região de Santa Catarina.
Unidade prática: Trabalho de campo.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - PRÁTICA DE
ENSINO EM GEOGRAFIA I: ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental:
estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à
prática pedagógica em sala de aula - observação e planejamento. Escolha dos
conteúdos dentro da proposta curricular e do planejamento anual e suas
abordagens. Utilização de técnicas e métodos didáticos. Elaboração do projeto
de estágio.
DISCIPLINAS DA 6ª FASE
GEOGRAFIA URBANA II
EMENTA: Unidade teórica: A análise do fenômeno urbano. A organização interna da cidade. Organização do espaço urbano. Planejamento urbano. Os problemas urbanos. Crescimento urbano. Abordagens recentes sobre o espaço urbano. Análise urbana de Santa Catarina. Unidade prática: Prática de observação de campo: cidades de porte metropolitano.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
EMENTA: História do SIG. Conceitos fundamentais.
Dados espaciais e não espaciais. Estrutura de representação dos dados: vetorial
e matricial. Relações topológicas. Base de dados georreferenciados. Componentes
do SIG. Funcionalidade do SIG. Principais áreas de aplicação. Elaboração e
implantação de projeto SIG. Prática em SIG.
BIOGEOGRAFIA II
EMENTA: Fundamentos da geoecologia. Componentes
naturais e antrópicos. Processos de degradação ambiental e a dinâmica
geoambiental. Noções de cartografia da paisagem. Representação cartográfica da
paisagem geoecológica: perfis da vegetação e perfis geoecológicos. Mapeamento
biogeográfico. Métodos para delimitação e caracterização de biótopos. O
zoneamento geoecológico. Interpretação
de fotografias aéreas e imagens de satélites, o uso do solo e vegetação atual.
Recursos hídricos. Leitura e interpretação de cartas sinóticas do clima.
Correlação das cartas sinóticas com a vegetação e o uso do solo. Aulas de
campo: aplicar no campo técnicas vistas na sala de aula.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA GEOGRÁFICA/ ENSINO EM
GEOGRAFIA (TCC I)
EMENTA: Unidade teórica: Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em geral e na Geografia em particular. Etapas da pesquisa: preparação, projeto, execução, construção e apresentação. Fontes primárias e secundárias. Técnicas de observação de campo. Técnicas quantitativas e qualitativas de análise. Análise de relatórios de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa. Unidade prática: visita aos locais de pesquisa selecionados pelos alunos, observação do campo de pesquisa.
DIDÁTICA ESPECIAL DA GEOGRAFIA
EMENTA: Objetivos do ensino da Geografia. Educação e o processo de ensino-aprendizagem. Papel do professor: interação, mediação e interdisciplinaridade. Planejamento escolar e propostas educacionais. Avaliação. Análise e comparação dos programas de Geografia nas escolas de ensino fundamental. A proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Seleção, produção e uso do material didático.
DISCIPLINA OPTATIVA EM GEOGRAFIA
I
EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as ofertadas
no quadro de Disciplinas Optativas em Geografia.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - PRÁTICA DE
ENSINO EM GEOGRAFIA II: ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental:
estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à
prática pedagógica em sala de aula – observação, planejamento e regência.
Elaboração do Trabalho Final de Estágio – Ensino Fundamental. Seminário de
socialização.
DISCIPLINAS DA 7ª FASE
GEOGRAFIA ECONÔMICA I
EMENTA: As correntes da Economia Política, em
especial o Liberalismo, o Keynesianismo e o Neoliberalismo Os movimentos
estruturais e conjunturais da economia brasileira: as crises econômicas e as
crises financeiras. O Espaço econômico brasileiro. O Mercosul. Os investimentos
estrangeiros no Brasil. O mercado de trabalho no Brasil: o desemprego
estrutural e conjuntural. O papel da tecnologia na produção e no mercado de
trabalho.
SENSORIAMENTO REMOTO
EMENTA: História do sensoriamento remoto. Princípios
físicos. Radiometria. Sistemas sensores. Comportamento espectral dos alvos.
Estudo da técnica de Sensoriamento Remoto, envolvendo as fases de aquisição das
informações sobre a superfície terrestre até a análise e interpretação desses
dados sob a forma digital ou analógica (fotografias aéreas e imagens orbitais).
Estudos de caso de SR aplicado a levantamentos de recursos ambientais,
mapeamento do uso e cobertura do solo e diagnóstico e monitoramento das
atividades antrópicas e fenômenos naturais.
PLANEJAMENTO URBANO
EMENTA: A geografia no processo de planejamento
urbano. Planejamento e plano. Os níveis do planejamento e os estágios do
processo. A história do planejamento
urbano no Brasil e em SC. Planos Diretores e o Estatuto da Cidade.
Urbanismo e Desenho Urbano.
ANÁLISE DOS RECURSOS HÍDRICOS
EMENTA: Bacia hidrográfica como unidade de
planejamento (classificação, ocupação e gestão). Análise ambiental (análise
regional e quadro natural). Planejamento ambiental. Integração de dados
ambientais. Vulnerabilidade ambiental e indicadores. Planos de monitoramento.
Recursos hídricos. Atividades práticas e trabalhos de campo.
ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL
EMENTA: Legislação ambiental. Risco ambiental. Licenciamento
ambiental. Desenvolvimento de um processo de AIA. Impacto Ambiental. Avaliação
do Impacto Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental. Métodos de avaliação do
impacto ambiental. Monitoramento Ambiental. Avaliação de risco.
DISCIPLINA OPTATIVA EM GEOGRAFIA
II
EMENTA: conforme disciplina escolhida entre as ofertadas
no quadro de Disciplinas Optativas em Geografia.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - PRÁTICA DE
ENSINO EM GEOGRAFIA III:
ENSINO MÉDIO
EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Fundamental:
estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à
prática pedagógica em sala de aula - observação e planejamento. Escolha dos
conteúdos dentro da proposta curricular e do planejamento anual e suas
abordagens. Utilização de técnicas e métodos didáticos. Elaboração do projeto
de estágio.
DISCIPLINAS DA 8ª FASE
GEOGRAFIA ECONÔMICA II
EMENTA: A nova ordem mundial. Os blocos econômicos.
O crescimento econômico na América Latina. A crise e a globalização. Mundialização do capitalismo: teorias da
globalização, globalização, neoliberalismo e desindustrialização.
Reestruturação Produtiva. Os impactos do neoliberalismo no papel do Estado, no
crescimento econômico, na economia política e no mundo do trabalho. As
políticas neoliberais no Brasil e em Santa Catarina.
PLANEJAMENTO REGIONAL
EMENTA: A geografia no processo de planejamento
regional. As políticas territoriais brasileiras e o planejamento regional no
Brasil e Santa Catarina: passado e presente. Etapas e metodologias do planejamento
regional. Estudo de casos de planejamento regional. Saída de campo para
efetivar observações e análises a partir do referencial estudado em sala.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
II (TCC II)
EMENTA: Desenvolvimento da pesquisa monográfica relativa ao
projeto de pesquisa, definido em Métodos e Técnicas da Pesquisa Geográfica (TCC
I). Redação final do trabalho monográfico. Apresentação ao término do semestre.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV - PRÁTICA DE
ENSINO EM GEOGRAFIA IV:
ENSINO MÉDIO
EMENTA: O ensino de Geografia no Ensino Médio:
estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à
prática pedagógica em sala de aula – observação, planejamento e regência.
Elaboração do Trabalho Final de Estágio. Seminário de socialização.
DISCIPLINAS OPTATIVAS EM GEOGRAFIA
ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO GEOAMBIENTAL
EMENTA: Áreas de risco geoambiental. Conceitos básicos: evento, perigo, vulnerabilidade, susceptibilidade, risco, área de risco. Funcionamento dos sistemas físico - naturais e ocorrência de riscos geoambientais. Análise e mapeamento de áreas de risco geoambiental. Considerações sobre gerenciamento de áreas de risco.
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA
EMENTA: Estudar a origem e a evolução do universo até o momento atual. Estudar a evolução da astronomia, desde a Antigüidade até os dias atuais e sua influência sobre a cultura dos povos antigos. Comparar os modelos antigos do universo com os atuais. Situar a Terra na galáxia e no universo. A influência da astronomia e dos fatores cósmicos na evolução da vida na Terra. O confronto da ciência com a religião. Introdução à astrofísica e à cosmologia. História da astronomia. A origem do universo: o Big Bang e outros modelos cosmológicos. A expansão do universo: origem e formação da matéria e da antimatéria. Os buracos negros. Origem e evolução das galáxias. Aglomerados de galáxias. Origem, formação e evolução das estrelas. Supernovas, quasares. As constelações. A origem dos elementos pesados. Origem do sistema solar. O fim do universo.Ciência e religião.
DISCIPLINAS OPTATIVAS EM EDUCAÇÃO
ANTROPOLOGIA GERAL
EMENTA:
Etnocentrismo e relativismo. Colonialismo, Conceito antropológico de cultura.
Cultura brasileira: identidade nacional e novas identidades. Espaços sociais e
territórios. Relações interétnicas, de gênero e de classe. Trabalho de campo
antropológico.
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
EMENTA:
Situação do sistema de ensino educacional brasileiro. Características do
aprendiz adulto. Princípios metodológicos da Educação de Jovens e adultos.
Reflexão crítica em torno de ações de Educação de Jovens e Adultos em
desenvolvimento.
EDUCAÇÃO E
SOCIEDADE
EMENTA:
Educação e modernidade. A construção dos estados nacionais e a escolarização.
As teorias sociológicas da educação. Perspectivas contemporâneas: abordagens
etnográficas em educação. Gênero, família e educação. Movimentos sociais e
educação.
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA
EMENTA:
Educação Inclusiva. Práticas pedagógicas de políticas de inclusão. Aspectos
éticos, políticos e educacionais na integração de pessoas marcadas por
atributos identitários como: gênero, orientação sexual, raça e etnia,
necessidades especiais. Um a Escola voltada ao respeito às diferenças.
FILOSOFIA
DA EDUCAÇÃO
EMENTA:
Filosofia e educação: caracterização e origem. Educação: origem, a filosofia
grega. Conhecimento e verdade. Racionalismo, Empirismo e Positivismo. Ciência e
educação. Educação e ideologia: a educação no contexto social e político. Ética
e educação: o agir, liberdade e determinismo.
HISTÓRIA
EMENTA: Um
campo de saber: a História. A história e suas operações: pesquisa e escrita.
Documentação e acervos. Memória e História. História, conhecimento e
modernidade. História total: ciência, progresso e nação. Mudanças
epistemológicas: a Nova História. Fragmentação e novos paradigmas: a leitura
dos indícios. Historiografia brasileira: da construção do Estado às tendências
contemporâneas.
HISTÓRIA
ECONÔMICA GERAL E DO BRASIL
EMENTA: Da
economia feudal à política mercantilista. As Correntes da Economia Política: a
Fisiocracia, o Liberalismo, o Keynesianismo e o Neoliberalismo. A história
econômica do Brasil e suas relações com a economia internacional: a falência do
modelo agro-exportador brasileiro (1929-1930), o Estado Novo, o Nacional
Desenvolvimentismo, o milagre brasileiro e a políticas dos governos
autoritários pós 1964, a abertura política e “a década perdida”. Os governos
neoliberais: de Collor e Lula.
INFORMÁTICA
APLICADA À GEOGRAFIA
EMENTA:
Informática básica. Aspectos genéricos sobre ‘hardware e software’. Sistema
operacional e sistemas aplicativos: aplicações na área de Geografia. Redes de
comunicação de dados: redes locais, Internet.. A pesquisa geográfica e a
Internet.
MÍDIAS E
EDUCAÇÃO
EMENTA:
Currículo escolar e os meios de comunicação social. Novos contextos da educação
escolar. Informação e conhecimento. A escola e as mídias: equívocos e
complementaridades. Educação para a comunicação social. As tecnologias de
informação e de comunicação no espaço escolar: o computador e a rede eletrônica.
O uso didático do vídeo.
PRODUÇÃO
DE TEXTO
EMENTA:
Estrutura frasal: formas de organização e implicações no processo de
comunicação. Idéia central e secundária. Emprego das conjunções e pronomes
relativos. Parágrafo: formas de estrutura. Organização das idéias: núcleo,
desenvolvimento e conclusão. Estudo comparativo de textos técnico-científicos e
literários: finalidade, linguagem e estilo. Estrutura da descrição: tipos e
características. Estudo da narração: tipos e características. Estudo da dissertação:
tipos e características. Produção de textos descritivos, narrativas e
dissertativas. A arte de tomar apontamentos: tipos de fichas (descritiva,
resumo); resenha crítica; ‘position paper’. Fluência e prática na comunicação
escrita.
Sociologia
Geral
Ementa:
História, teorias e métodos em sociologia. Tópicos de sociologia urbana e
rural.
SOCIOLOGIA RURAL
EMENTA: O processo de penetração do
capitalismo no campo. As teorias do campesinato. A Lei das Terras e o processo
de exclusão da terra. Processos migratórios recentes na América Latina e suas
implicações sócio-culturais. Movimentos sociais rurais na América latina.
SOCIOLOGIA URBANA
EMENTA: A cidade como emblema da
modernidade: heterogeneidade, identidades e segregação. As classes sociais e a
cidades capitalistas. Modernização, capitalismo e urbanização na América
Latina. As teorias da marginalidade e a expansão urbana. Os movimentos sociais
urbanos: lutas, associativismo, resistências e sociabilidade. Violência urbana
contemporânea e urbanização.
3.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:
De acordo com o Regimento
Geral da UDESC, artigos de 144 a 148, a verificação da aprendizagem,
abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento, será feita por disciplina, atividades acadêmicas
obrigatórias, através da utilização das diversas técnicas e instrumentos,
explicitados a seguir:
- A assiduidade é aferida pela freqüência às aulas e demais
atividades de cada disciplina, atividades acadêmicas obrigatórias a atividades
acadêmicas complementares considerando-se nela reprovado o aluno que deixar de
comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária
programada da disciplina.
- A avaliação do estudante é de responsabilidade do professor e
será expressa através de notas, variáveis de 0,0 a 10,0 (dez).
- Cabe ao professor da disciplina, ou atividade acadêmica decidir a forma de avaliação (testes escritos ou orais, trabalhos de pesquisa, apresentações, seminários, etc...), mas deverá sempre ser aplicada, no mínimo, o número de duas avaliações durante o período letivo. O peso de cada avaliação deverá ser explicitado no plano de ensino, entregue no início do semestre.
- Ao final de cada período letivo será atribuída ao estudante, em
cada disciplina ou atividade acadêmica, uma nota final, resultante das médias
das avaliações realizadas durante o período letivo, independente da carga
horária da mesma, sendo regulamentado pelo Projeto Pedagógico do Curso.
- A média para a provação é 7,0 (sete) sem prova final (ou de
recuperação) e 5,0 (cinco) com prova final(ou de recuperação).
- Os resultados das avaliações devem ser divulgados no prazo de 15
dias da sua realização, devendo haver um intervalo, de pelo menos, uma semana
antes da formulação de nova avaliação, a partir da entrega dos resultados.
- As atividades complementares são regulamentadas pela Resolução
015/2007 – CONSEPE. A este tipo de atividade não se afere avaliação por
instrumento, mas sim por pontuação.
São considerados, para efeitos de avaliação do aluno, a
assimilação progressiva e acumulativa de conhecimentos, a capacidade de
aplicação dos mesmos em trabalhos individuais e o domínio da matéria lecionada,
sendo que o conceito final constitui-se de uma síntese de resultados obtidos em
trabalhos escolares – provas e/ou tarefas – realizados durante o período
letivo.
A avaliação do aproveitamento realizada pelo professor será
expressa através de dois graus de qualificação:
- O primeiro, de peso 6 (seis), chamado de Média Semestral (MS), traduz o aproveitamento do aluno na
disciplina, obtido através da média aritmética das notas atribuídas aos testes,
trabalhos e/ou relatórios realizados no decorrer no período letivo;
- O segundo, de peso 4 (quatro), chamado de Nota da Prova de Recuperação (NP),
decorre de prova escrita e/ou oral, de projeto e sua defesa, ou trabalho
equivalente, abrangendo toda a matéria lecionada durante o período letivo.
A fórmula para cálculo da média final é a seguinte, onde MF = Média Final; MS = Média Semestral e NP = Nota da Prova de Recuperação
(Exame Final)
MF = (MS x 6) +
(NP x 4)
10
A fórmula para cálculo na nota da prova (exame final de
recuperação é a seguinte, onde: MF
= Média Final; MS = Média
Semestral e NP = Nota da Prova
de Recuperação (Exame Final).
MF = (MF x 10) +
(MS x 6)
04
Para verificar qual a NP mínima para aprovação, deve-se considerar
a MF = 5,0 (cinco).
Para a avaliação final, é aplicada a média ponderada sobre a nota
do semestre, que é obtida pela média aritmética das notas do período escolar, e
a nota do exame final, com peso seis (6) e quatro (4), respectivamente.
Entretanto, é dispensado do exame final o aluno que obtiver a média do semestre
igual ou superior a sete (7) e cuja assiduidade alcança os setenta e cinco por
cento (75%) de freqüência, no mínimo.
A aprovação do aluno em cada disciplina depende, pois, do
cumprimento concomitante da freqüência mínima exigida e da média final obtida,
que deve ser igual ou superior a cinco (5) na escala de zero (0) a dez (10), no
caso de prestar exame final.
Para
concluir o curso, o aluno é obrigado a apresentar um Relatório Final de Estágio Curricular Supervisionado, relacionado
ao estágio de docência, e um Trabalho
de Conclusão de Curso (TCC II), relacionado ao desenvolvimento de
projeto de pesquisa aprovado na disciplina de TCC I. Estas produções aliam a
teoria e prática e são realizadas sob a orientação de um professor do Curso.
Na avaliação do Estágio Curricular Supervisionado serão adotadas as orientações da Coordenação de Estágio do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Essa avaliação é composta por: uma nota atribuída pelo Supervisor de Estágio ao desempenho do estagiário; uma nota atribuída pelo Orientador de Estágio ao desempenho do estagiário; e uma nota atribuída pelo Orientador de Estágio ao relatório final. Essas notas obedecem a critérios estabelecidos pelo Colegiado de Estágio.
A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso é realizada
por Banca composta por três professores, constituída pelo Professor Orientador
do TCC e mais dois docentes indicados pelo orientador em comum acordo com o
acadêmico. É aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso, o acadêmico que
obtiver nota superior a 7,0 (sete).
ANEXO
II - RESOLUÇÃO Nº
002/2009 – CONSUNI
QUADRO DE EQUIVALÊNCIA
CURRÍCULO
VIGENTE |
CH |
FASE |
CURRÍCULO PROPOSTO |
CH |
FASE |
Epistemologia |
60 |
1ª |
Epistemologia |
72 |
1ª |
Geografia Física |
60 |
1ª |
Geografia Física |
72 |
1ª |
Geografia Humana |
60 |
1ª |
Geografia Humana |
72 |
1ª |
Cartografia Geral |
60 |
1ª |
Cartografia Geral |
72 |
1ª |
História Econômica Geral e do Brasil |
60 |
1ª |
História Econômica Geral e do Brasil |
72 |
Opt. |
Informática Aplicada à Geografia |
30 |
1ª |
Informática Aplicada à Geografia |
72 |
Opt. |
Educação Física Curricular I |
45 |
1ª |
Sem equivalência |
|
|
Geografia Regional I |
60 |
2ª |
Teoria Regional |
72 |
2ª |
Evolução do Pensamento Geográfico |
60 |
2ª |
História do Pensamento Geográfico |
72 |
1ª |
Cartografia Temática |
60 |
2ª |
Cartografia Temática |
72 |
2ª |
Climatologia I Climatologia II |
60 60 |
2 3 |
Climatologia |
72 |
1ª |
Introdução ao Trabalho Científico em Geografia |
30 |
2ª |
Pesquisa em Geografia: Licenciatura e Bacharelado |
72 |
Opt. |
Produção de Textos |
60 |
2ª |
Produção de Textos |
72 |
Opt. |
Educação Física Curricular II |
45 |
2ª |
Sem equivalência |
|
|
Geografia Regional II |
60 |
3ª |
Geografia Regional I Geografia Regional II |
72 72 |
3ª 4ª |
Geografia Agrária |
60 |
3ª |
Geografia Agrária |
72 |
4ª |
Geografia Econômica I |
60 |
3ª |
Geografia Econômica I |
72 |
7ª |
Geologia Geral |
60 |
3ª |
Geologia Geral I Geologia Geral II |
72 72 |
2ª 3ª |
Aerofotogeografia |
60 |
3ª |
Aerofotogrametria e Fotointerpretação |
72 |
5ª |
Estágio Orientado I |
15 |
3ª |
Sem equivalência |
|
|
Geomorfologia I |
60 |
4ª |
Geomorfologia I |
72 |
4ª |
Geografia Industrial |
60 |
4ª |
Geografia Industrial |
72 |
5ª |
Geografia Econômica II |
60 |
4ª |
Geografia Econômica II |
72 |
8ª |
Oceanografia |
60 |
4ª |
Oceanografia |
72 |
4ª |
Ecologia Geral |
60 |
4ª |
Ecologia Geral |
72 |
2ª |
Sociologia Rural |
30 |
4ª |
Sociologia Rural Sociologia Geral |
72 72 |
Opt. Opt. |
Sociologia Urbana |
30 |
5ª |
Sociologia Urbana Sociologia Geral |
72 72 |
Opt. Opt. |
Estágio Orientado II |
45 |
4ª |
Sem equivalência |
|
|
Geomorfologia II |
60 |
5ª |
Geomorfologia II |
72 |
5ª |
Geografia de Santa Catarina I |
60 |
5ª |
Geografia de Santa Catarina I |
72 |
3ª |
Geografia Urbana |
60 |
5ª |
Geografia Urbana I Geografia Urbana II |
72 72 |
5ª 6ª |
Biogeografia |
60 |
5ª |
Biogeografia I Biogeografia II |
72 72 |
5ª 6ª |
Geografia do Brasil I |
60 |
5ª |
Geografia do Brasil I |
72 |
2ª |
Estágio Orientado III |
45 |
5ª |
Sem equivalência |
|
|
Ecologia Política |
60 |
6ª |
Ecologia Política |
72 |
Opt. |
Geografia da População |
60 |
6ª |
Geografia da População |
72 |
5ª |
Geografia de Santa Catarina II |
60 |
6ª |
Geografia de Santa Catarina II |
72 |
4ª |
Geografia do Brasil II |
60 |
6ª |
Geografia do Brasil II |
72 |
3ª |
Geopolítica |
72 |
7ª |
Geopolítica e Geografia Política |
72 |
Opt. |
Educação e Sociedade |
60 |
6ª |
Educação e Sociedade |
72 |
Opt. |
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio |
30 |
6ª |
Organização e Gestão da Educação |
54 |
2ª |
Tópicos Especiais em Educação |
45 |
6ª |
Disciplina Optativa em Educação |
72 |
4ª |
Psicologia da Educação |
60 |
7ª |
Psicologia da Educação |
54 |
3ª |
Políticas Ambientais |
60 |
7ª |
Políticas Ambientais |
72 |
Opt. |
Didática Geral |
60 |
7ª |
Didática Geral |
54 |
3ª |
Prática de Ensino de Geografia I (Estágio Supervisionado) |
135 |
7ª |
Estágio Curricular Supervisionado I e II - Prática de Ensino de Geografia em Geografia I e II: Ensino Fundamental |
54 144 |
5ª 6ª |
Didática Especial de Geografia |
60 |
8ª |
Didática Especial em Geografia |
72 |
6ª |
Prática de Ensino de Geografia II (Estágio Supervisionado) |
315 |
8ª |
Estágio Curricular Supervisionado III e IV - Prática de Ensino de Geografia em Geografia III e IV: Ensino Médio |
72 144 |
7ª 8ª |
Geologia Ambiental |
60 |
6 |
Análise de Impacto Ambiental |
72 |
7ª |
Tópicos Especiais em Geografia I |
30 |
6ª |
Tópicos Especiais em Geografia |
72 |
Opt. |
Estágio Orientado IV |
45 |
6ª |
Sem equivalência |
|
|
Análise e Gestão de Bacias
Hidrográficas |
60 |
7ª |
Análise de Recursos Hídricos |
72 |
7ª |
Geoprocessamento e Sensoriamento
Remoto |
60 |
7ª |
Sistemas de Informações Geográficas Sensoriamento Remoto |
72 72 |
6ª 7ª |
Planejamento Regional e Urbano |
60 |
7ª |
Planejamento Urbano Planejamento Regional |
72 72 |
7ª 8ª |
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Geográfica |
60 |
7ª |
Métodos e Técnicas da Pesquisa/Ensino em Geografia (TCC I) |
72 |
6ª |
Tópicos Especiais em Geografia II |
60 |
7ª |
Disciplina Optativa em Geografia I |
72 |
6ª |
Tópicos Especiais em Geografia III |
60 |
7ª |
Disciplina Optativa em Geografia II |
72 |
7ª |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
315 |
8ª |
Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II |
72 |
8ª |
Estágio Técnico |
315 |
8ª |
Sem equivalência |
|
|
|
|
|
Atividades Complementares |
288 |
|
|
|
|
Língua Brasileira dos Sinais |
36 |
3ª |