RESOLUÇÃO Nº 027/2009 – CONSUNI

 

Aprova reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

 

O Presidente do Conselho Universitário – CONSUNI da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no uso de suas atribuições, considerando a deliberação do Plenário relativa ao Processo n° 7847/2007, tomada em sessão de 09 de julho de 2009,

 

R E S O L V E:

 

   Art. 1º Fica aprovada a reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, nos termos do projeto constante do Processo 7847/2007.

 

 Art. 2º O Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, será oferecido via Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceria com a UDESC e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina conforme convênio estabelecido no Plano de Ações Articuladas – PAR.

 

Art. 3º As diversas turmas do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, serão distibuídas nos Pólos de Apoio Presenciais da UDESC: CEAD/Florianópolis, CCT/Joinville, CAV/Lages, CEAVI/Ibirama, CEPLAN/São Bento do Sul, CEO/Chapecó/Pinhalzinho/Palmitos, CERES/Laguna, bem como em Pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB a serem definidos na parceria.

 

Art. 4º O Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, tem carga horária total de 3.204 (três mil, duzentas e quatro) horas, correspondentes a 178 (cento e setenta e oito) créditos, incluidas 270 (duzentas e setenta) horas destinadas a Atividades Complementares.

 

Art. 5º O Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC tem duração mínima de 4  (quatro) anos, sendo de 7 (sete) anos o período máximo de integralização.

 

Art. 6º Para oferta do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, estão previstas 5.370 (cinco mil, trezentas e setenta) vagas.

 

§ 1º Estão previstas 1.500 (um mil e quinhentas) vagas na primeira etapa, devendo iniciar no segundo semestre de 2009.

 

§ 2º Para o ano de 2010 estão previstas 1.500 (um mil e quinhentas) vagas.

 

§ 3º As demais 2.370 (duas mil, trezentas e setenta) vagas serão implantadas em 2011.

§ 4º O ingresso no Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância poderá se dar de três formas:

I – Por meio da análise do histórico escolar e do Curriculum vitae do candidato;

II – Por meio de prova única de ingresso; ou

III – Por meio de processo seletivo de ingresso previsto pela UDESC.

 

Art. 7º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e o sistema de avaliação do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,  da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, constam do Anexo Único desta Resolução.

 

Art. 8º A reforma curricular objeto da presente Resolução começa a vigorar no segundo semestre de 2009.

 

Art. 9º As demais normas de funcionamento do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, constam do Projeto Pedagógico objeto do Processo 7847/2007.

 

Art. 10 Esta Resolução entra em vigor nesta data.

           

Art. 11 Ficam revogadas as disposições em contrário.

  

            Florianópolis, 09 de julho de 2009. 

 

            Profº. Sebastião Iberes Lopes Melo

                              Presidente

 

 

 

 

 

ANEXO ÚNICO

RESOLUÇÃO Nº 027/2009 – CONSUNI

 

I – MATRIZ CURRICULAR

 

1º FASE

Disciplinas

Carga Horária

PRÉ-REQUISITOS

Sociologia da Educação

54

-

Filosofia da Educação

54

-

História da Educação

54

-

Antropologia

36

-

Psicologia da Educação I

54

-

Fundamentos da Educação a Distância

54

-

Educação e Sexualidade

54

-

Análise e Produção Textual I

36

-

TOTAL

396

 

 

2º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Psicologia da Educação II

54

-

Tecnologia, Educação e Aprendizagem

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I

54

-

Currículo, Planejamento e Avaliação Educacional e Institucional

54

-

Didática

54

-

Organização e Gestão da Escola Brasileira

54

-

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I

36

-

TOTAL

360

 

 

3º FASE                                                  

                     Disciplinas

Carga Horária

 

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I

Alfabetização e Letramento

54

-

Educação e Meio Ambiente

54

-

Direitos Humanos e Políticas Públicas

36

-

Educação Inclusiva

54

 

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem I

72

-

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão II

36

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I

TOTAL

360

 

 

4º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Didática da Educação a Distância

54

Didática

Educação Sexual: interfaces curriculares

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de

Matemática III

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática II

Conteúdos e Metodologias do Ensino de História I

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de

Linguagem II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem I

Análise e Produção Textual II

36

Análise e Produção Textual I

Estágio Curricular Supervisionado I

72

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I e II

TOTAL

378

 

 

5º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática IV

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática III

Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte I

54

-

Educação e Multiculturalidade

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências I

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia I

54

-

Estágio Curricular Supervisionado II

72

Estágio Curricular Supervisionado I

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão III

36

Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão II

TOTAL

378

 

 

6º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências I

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Arte II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Arte I

Conteúdos e Metodologias do Ensino de História II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de História I

Simbologia BRAILLE

36

-

Estrutura e Funcionamento da Instituição de Educação Básica

54

-

Metodologia da Educação a Distância I

54

-

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

36

-

Análise e Produção Textual III

36

Análise e Produção Textual II

TOTAL

378

 

 

7º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Educação de Jovens e Adultos

54

-

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia II

54

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia I

Produção de Material Didático para Educação a Distância

54

-

Tópicos Especiais *

36

-

Educação para a Sustentabilidade

54

-

Gestão da Educação a Distância

54

-

Estágio Curricular Supervisionado III

90

Estágio Curricular Supervisionado II

TOTAL

396

 

 

8º FASE

Disciplinas

Carga Horária

 

Educação Lúdica

54

-

Literatura Infanto-Juvenil

54

-

Ciência, Tecnologia e Sociedade

36

-

Metodologia da Educação a Distância II

54

Metodologia da Educação a Distância I

Estágio Curricular Supervisionado IV

90

Estágio Curricular Supervisionado III

TOTAL

288

 

* Serão oferecidas como Tópicos Especiais as disciplinas: Fundamentos da Língua Portuguesa, Fundamentos da Língua Inglesa, Fundamentos da Língua Francesa, Seminário de Atualização Pedagógica e Conversando sobre a Sexualidade Adolescente,  cada uma com 02 (dois) créditos.

 

TOTAL DO CURSO: 3.204 horas (178 créditos)

Disciplinas obrigatórias = 2934 horas (163 créditos)

Estágio Curricular Supervisionado  =  324 horas (18 créditos)                            

Atividades Complementares = 270 horas (15 créditos)

 

II - EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A Filosofia e a sua caracterização. O nascimento da Filosofia. A origem Geográfica da Filosofia. Implicações Pedagógicas da filosofia Socrática, Platônica e Aristotélica. A Dialética. A Idade Média e o poder das religiões. O Renascimento. A Modernidade. Influências do Empirismo e do Racionalismo na Pedagogia. A lógica. A Política e a ética. Elementos filosóficos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Filosofia. 

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I 

Aspectos históricos e conceituais da interface Psicologia e Educação. Escolas Psicológicas (Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo). Concepções inatista e ambientalista. Novas Tendências em Psicologia da Educação.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 

A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Teorias Psicológicas da Aprendizagem. Paradigmas do desenvolvimento psicológico humano. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotski. A concepção de desenvolvimento infantil de Henri Wallon. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A aplicação das teorias psicológicas na prática pedagógica. A mediação do professor nas atividades lúdicas e nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 

O contexto histórico e o surgimento da Sociologia. As principais correntes sociológicas. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. O pensamento social brasileiro. A crise da Modernidade. A Sociologia da Educação no Brasil. Globalização e Educação. Os desafios da Sociologia da Educação. Elementos sociológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Sociologia. 

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

O sentido da educação nas diferentes sociedades históricas e as diversas configurações da instituição escolar: da Antiguidade Clássica ao Período Medieval. A Educação e a construção da escola. A educação no mundo moderno: novo homem; nova escola; nova família. A educação brasileira e a instituição escolar no Brasil. Elementos históricos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da História da Educação. 

 

DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Noções de direito, democracia, ética, cidadania e direitos humanos. Fundamentação e gerações dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos da criança e do adolescente. Programa nacional de Direitos Humanos. Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Os direitos humanos e as políticas públicas. As organizações governamentais e as parcerias na implementação de políticas públicas. Movimentos Sociais: atores sociais, participação e governabilidade. Elementos éticos e políticos para análise e intervenção nas práticas educativas. 

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Conceitos fundamentais da educação a distância. Métodos de ensino: presencial e a distância. A convergência entre educação virtual e presencial. Sistemas de educação a distância.

 

ANTROPOLOGIA

Noções de Antropologia e Cultura. Principais conceitos da Antropologia Cultural e a relação com a educação. Reflexão sobre a diversidade étnico-cultural e suas implicações na organização escolar. Alternativas pedagógicas centradas na valorização da diversidade étnico-cultural. Reconhecimento e Diferença. Multiculturalismo e educação. Políticas de ação afirmativa e educação.

 

DIDÁTICA

A reconstrução da Didática numa perspectiva histórico-crítica de educação. O processo de ensino e suas relações. A didática e a formação do educador. Objetivos e conteúdos de ensino. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. A especificidade da educação e de sua administração. A transformação histórico-social da Didática. O professor e sua identidade profissional. O processo de ensino. A avaliação do processo de aprendizagem.

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA BRASILEIRA

Política educacional. Evolução histórica das concepções de administração da educação. Estrutura e funcionamento organizacional e curricular da Escola Brasileira. A administração da educação e da escola. A formação dos profissionais da educação. Legislação Educacional. Gestão democrática das instituições. Educação, cidadania e equidade social. Planejamento participativo e estratégias de mobilização. Níveis, atores, processos e métodos de participação.

 

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Comunicação e aprendizagem. Tecnologia e educação. Educação e linguagens multimídia. Redes de comunicação e informação. Informática educativa. O computador: descrição, sistemas operacionais e aplicativos. Internet: histórico, serviços disponíveis e desenvolvimento de páginas. Tecnologias de tele e video-conferência. Tecnologias da educação e a promoção da aprendizagem autônoma e continuada. 

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Instituições da Educação Básica Brasileira. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio. A organização do trabalho nas Instituições de Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio. Orientação Teórico-Metodológica dos eixos específicos que compõem o trabalho nas instituições da educação básica: linguagem, jogo, interação e organização do espaço e do tempo. O papel da escola na sistematização do conhecimento.

 

CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL

Origem e desenvolvimento do campo do currículo. O papel dos objetivos no currículo.  Seleção e organização dos conteúdos e formas.  Avaliação do currículo. Legislação Educacional. Planejamento educacional. Planejamento e gestão institucional. Concepções pedagógicas e curriculares. Planejamento político-pedagógico e mobilização pela educação. Avaliação: dimensões institucional, educacional e de ensino-aprendizagem 

 

EDUCAÇÃO LÚDICA

Epistemologia do jogo e do desenvolvimento infantil. Jogos e brinquedos. O papel da imitação. Gestos e mímicas. Os jogos de faz-de-conta. O papel da imitação na construção infantil. A função simbólica e os jogos e brinquedos. A mediação do professor nas atividades lúdicas.

 

LITERATURA INFANTO-JUVENIL

A Literatura na perspectiva sócio-cultural. Concepções de Vigotsky acerca da linguagem e literatura. A importância da literatura na atividade simbólica da criança. Leitura e contação de histórias. Concepções sobre literatura e infância. A importância da fantasia no desenvolvimento infantil. O reconhecimento de personagens e heróis pela criança. A importância da literatura no processo educativo e de aprendizagem. Principais autores da literatura infanto-juvenil.

 

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Abordagem histórica da alfabetização no contexto educacional brasileiro. Processos de alfabetização e alternativas metodológicas. A função social da escrita em uma sociedade letrada. Escrita e desenvolvimento humano. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita na escola: uma metodologia de alfabetização a partir do texto. Didática da alfabetização.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LINGUAGEM  I 

A comunicação humana. A linguagem como sistema simbólico representativo das interações humanas. Realidade lingüística da criança. Língua oral e escrita. Didática da língua portuguesa. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LINGUAGEM  II

Leitura: o contato inicial com o Texto e a construção dos sentidos. A gramática do Texto em favor da Leitura e da Produção Textual. Interpretação de texto. Redação. Gramática. A gramática do Texto em favor da Leitura e da Produção Textual. Realidade lingüística da criança e do adulto. Linguagens artísticas. Didática da língua portuguesa.  A produção textual nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem e da língua portuguesa. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA I

História da Matemática. Concepções e tendências. Conceitos fundamentais da matemática: contagem e medida, número e contagem, número e medida. Os conteúdos básicos de matemática: Aritmética, Medidas, Frações e Geometria. Metodologias e estratégias de ação para desenvolver o pensamento lógico-matemático.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA II

Introdução ao estudo da estatística aplicada à educação. A Estatística: caracterização e aplicação na educação. Análise de dados estatísticos. Planejamento de Pesquisa e apresentação de dados: tabulação e gráficos; Descrição númérica de dados: medidas de tendência central, medidas de dispersão e separatrizes. Médias, medidas e desvio padrão.  

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA III

As operações aritméticas e seus significados matemáticos. A escrita númerica. Sistemas de numeração. Número: a oralidade e a escrita. Procedimentos orais de cálculo. Cálculo escrito. Operações aritméticas e os cálculos: Adição e subtração, multiplicação e divisão. Geometria Métrica. Medidas e frações. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de matemática nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA IV

A metodologia da resolução de problemas e a avaliação em matemática. Didática da matemática. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de matemática. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de matemática nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS  I

A ciência como atividade humana: história e desenvolvimento. Epistemologia e ensino de ciências. Caracterização do conhecimento científico e o senso comum. As diferentes concepções que influenciaram o ensino de ciências. Didática do ensino de ciências. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de ciências. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de ciências nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS  II

A gênese dos conceitos científicos e o ensino de Ciências. As Ciências da Natureza: alguns elementos históricos. Os conteúdos básicos das Ciências da Natureza: Química, Física, Biologia. Saúde, qualidade de vida e cidadania. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de ciências. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de ciências nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA  I

Conceitos em Geografia: espaço geográfico, lugar, paisagem e território. Escala cartográfica e escala geográfica. Introdução aos métodos de investigação da organização espacial. Regiões produtivas. Forma, função, processo e estrutura. Formação sócio-espacial. Redes sociotécnicas. Didática do ensino de geografia. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de geografia. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de geografia nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA  II

Representação cartográfica: fundamentos, classificação e interpretação. Localização: coordenadas geográficas e fusos horários. Movimentos da Terra, zonas climáticas e paisagens naturais. Distribuição Populacional: fatores físicos e econômicos, concentrações e vazios demográficos, mobilidade espacial. Fundamentos Geoeconômicos: desenvolvimento e subdesenvolvimento. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de geografia nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA  I

A história e a prática pedagógica. A sociedade: diferentes formas de vida, de escolas e de família. Fontes históricas. As diferentes culturas e sociedades. Diferentes tempos e memórias. A construção do Brasil Moderno. Diferentes processos de colonização, imigração e modernização. História como ciência. História do Brasil e de Santa Catarina: processos econômicos, ambientais, sociais, culturais e políticos fundamentais. Didática do ensino de história. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de história. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de história nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA  II

A construção do Brasil moderno: O processo de invisibilidade e de exclusão. Povos da Terra e Povos de Terras longínquas: a construção da invisibilidade das populações indígenas e afro-descendentes no Brasil. A questão de gênero na história. Problematização do uso de fontes histórica para a construção do conhecimento histórico. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de história nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE ARTE I

A trajetória do ensino de Arte no Brasil. Tendências pedagógicas na atualidade. A Arte na formação do Pedagogo. A produção artística da humanidade.  O currículo de Arte na Educação Infantil e Séries Iniciais. Didática do ensino de arte. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de arte. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de arte nos anos iniciais.

 

CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE ARTE II

A expressão da criança e a construção do objeto artístico. A arte como manifestação artística da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.  O desenho como forma de representação. O processo de representação cognitiva e o papel mediador da Arte. As linguagens artísticas como formas de representação e expressão. As estruturações cognitivas da apreensão dos códigos da Arte. A formação da percepção artística. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de arte nos anos iniciais.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

O estágio como possibilidade de articulação entre a teoria e a prática. O estágio como espaço de observação da realidade mediado pelo olhar pesquisador do professor: a praxis. Identificação de possibilidades de intervenção pedagógica crítica e responsável na Educação infantil e Séries Iniciais.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

A Prática Docente nos espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a praxis como conceito norteador.  O processo de ensino e suas relações. Práticas interdisciplinares, significativas e contextualizadas.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aspectos históricos, políticos, funcionais e científicos da educação especial. A produção histórica e social da igualdade, da diferença e da deficiência. O trabalho pedagógico com a diversidade. Aprendizagem e ensino. A educação numa perspectiva sócio-histórica e a escola inclusiva. Educação Inclusiva para cegos e com baixa visão. 

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Aspectos da língua de sinais e sua importância: cultura, história e identidades surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Aspectos comparativos entre a estrutura brasileira de sinais e a língua portuguesa, observando as diferenças e similaridades existentes entre as duas línguas. (Decreto 5626 de 22 de 12 de 2005).

 

SIMBOLOGIA BRAILLE

A Educação de cegos. Sistema Braille: histórico e sua importância. Escrita e Leitura no Sistema Braille: alfabeto, sinais de pontuação e simbologia matemática básica..

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Pedagogia e Andragogia. Andragogia e EAD. Experiência e aprendizagem. Diferenças individuais, necessidades, interesses e aprendizagem. Natureza dos obstáculos à aprendizagem. Diferença idade/nível de escolaridade. Independência e aprendizagem. Educação e Trabalho. Pedagogia de Projetos. Estratégias e metodologias de ensino para jovens e adultos. O ensino de jovens e adultos

 

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA I

Significado e caracterização da modalidade de educação a distância. A história da EAD no Brasil: legislação e experiências. Teorias, metodologias, estrutura, organização e funcionamento de cursos  na modalidade EAD.

 

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA II

A EAD e a construção da autonomia e da educação continuada. Dispositivos  comunicacionais  e a Prática Pedagógica na EaD. Uso de novas tecnologias de comunicação e informação em EAD. Como construir um aprendizado significativo a distância.

 

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Processos de Comunicação e docência na EaD. Docência e Tutoria. Sistemas Tutoriais. Tutoria presencial e on line.  Formação de professores para  EaD.  Didática da EaD. Estratégias e metodologias para a docência em EaD.

 

GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Gestão educacional, Desenho Pedagógico na EaD, Gestão da aprendizagem na EaD; Gestão de  produção de materiais didáticos, Gestão de pessoas na EaD, Gestão do conhecimento na EaD; Legislação, Elaboração de Projetos e Sistemas de EaD

 

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Direito autoral; Desenho instrucional na EaD, Estratégias de linguagem e escrita textual, Estratégias de produção de material didático impresso, audiovisual e on line, Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 

 

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Relação homem-natureza. Ciências, tecnologia e degradação ambiental. Ciência, tecnologia, ambiente social e natural. Abordagens metodológicas e práticas de educação ambiental. Visão sistêmica  e interdisciplinar na abordagem das questões ambientais.

 

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE 

Educação sexual no contexto da educação brasileira. Desenvolvimento, manifestações da sexualidade infantil e cotidiano escolar. Perspectivas contemporâneas para a educação sexual. Educação sexual na educação básica.

 

EDUCAÇÃO E MULTICULTURALIDADE

A reflexão sobre a diversidade étnico-cultural e suas implicações na sociedade e na organização escolar. Análise dos rituais pedagógicos que fundamentam a exclusão racial e social nos sistemas de ensino. A fala e o silêncio da escola, do professor e da criança sobre discriminação e o racismo. Alternativas para a análise e intervenção educativa centradas na valorização da diversidade étnico-cultural e na promoção do diálogo entre os diferentes sistemas culturais.  

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

A Prática Docente nos espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a praxis como conceito norteador.  O processo de ensino e suas relações. Práticas interdisciplinares, significativas e contextualizadas.

 

Educação Sexual: interfaces curriculares

Sexualidade como tema transversal. Educação sexual: interfaces curriculares na construção do projeto político pedagógico na escola. Produção de projetos intencionais de educação sexual em organizações educativas.

 

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

O que é CTS? Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no mundo atual: contribuições para a formação de um cidadão. A CTS e algumas questões contemporâneas. Educação CTS: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência, tecnologia e sociedade e materiais didáticos. CTS no currículo e formação de professores.

 

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

A crise do mundo atual: dimensão ambiental/ecológica; outras dimensões da crise (social, econômica, política). As bases epistemológicas da crise atual. Desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e sociedade sustentável. A educação para a sustentabilidade e outras perspectivas educativas. Cultura e Sustentabilidade: ecologia dos saberes. A década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Educação para o desenvolvimento sustentável ou educação para sustentabilidade: questões estratégicas e metodológicas.

 

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL I

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

 

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL II

Práticas de texto acadêmico. Leitura e análise de textos produzidos no curso. Reescrita dos textos produzidos. Artigo científico.

 

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III

Práticas de texto acadêmico. Leitura e análise dos textos produzidos no curso. Reescrita dos textos produzidos. Artigo científico.

 

METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO I

Introdução a produção cientifica: histórico. Conhecimento Filosófico e Cientifico. Metodologia da Pesquisa e Extensão. A pesquisa na formação do professor. A pesquisa em educação.

 

METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO II

Metodologia do trabalho Acadêmico cientifico.  Abordagem metodológica da Pesquisa. Concepções metodológicas de Pesquisa. Instrumental teórico - prático para elaboração e operacionalização de projetos de pesquisa. Instrumental teórico - prático para a coleta, sistematização e análise dos dados

 

METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO III

Relatório da Pesquisa como instrumento de organização e exposição dos resultados obtidos. Pesquisa e Prática Pedagógica: o trabalho de Conclusão de Curso

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

A Prática Docente nos espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a práxis como conceito norteador.  O processo de ensino e suas relações. Práticas interdisciplinares, significativas e contextualizadas.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC

Embora não conste da matriz curricular, está previsto no Projeto Pedagógico que o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) deverá ser desenvolvido progressivamente, e deverá estar articulado a um projeto de pesquisa, proposto e desenvolvido durante as disciplinas Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e da Extensão I, II e III  bem como com a proposta e objetivos do Estágio Curricular Supervisionado I, II e III e IV.

 

TÓPICOS ESPECIAIS:

 

- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - 36 horas (2 créditos)

Iniciação aos conceitos e métodos da descrição gramatical segundo as abordagens da Lingüística  Moderna. Problemas e limites das teorias gramaticais. Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino fundamental e médio.

 

- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA INGLESA - 36 horas (2 créditos)

Introdução ao desenvolvimento de estratégias de leitura e estudo de estruturas básicas da língua inglesa. Introdução a compreensão e produção escrita em língua inglesa.

 

- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA FRANCESA - 36 horas (2 créditos)

Introdução à compreensão e produção oral e escrita de gêneros das esferas quotidiana (conversação familiar, social, carta pessoal, convite, diário) e artística (poesia, crônica) e à compreensão (leitura) de gêneros da esfera acadêmica, em língua francesa.

 

- SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA – 36 horas (2 créditos)

Temas atuais na área da educação. Função social da Pedagogia frente aos desafios atuais da sociedade.

 

- CONVERSANDO SOBRE A SEXUALIDADE ADOLESCENTE – 36 horas (2 créditos)

Conceitos de adolescência. Sexualidade na Adolescência. Manifestações da Sexualidade Adolescente. Contribuições Pedagógicas para uma Educação Sexual Compreensiva com @s Adolescentes.

 

III - QUADRO DE EQUIVALÊNCIA

 

Matriz Curricular Vigente

Matriz Curricular Proposta

Disciplina

Carga Horária

Disciplina

Carga Horária

Filosofia

105 horas

Filosofia da Educação

54 horas

Psicologia

105 horas

Psicologia da Educação I

54 horas

Sociologia

105 horas

Sociologia da Educação

54 horas

História da Educação

105 horas

História da Educação

54 horas

Direitos Humanos e Cidadania

60 horas

Direitos Humanos e Políticas Públicas

36 horas

Políticas Públicas

60 horas

Educação de Jovens e Adultos

54 horas

Antropologia Cultural e Multiculturalismo

60 horas

Antropologia

36 horas

Educação e Multiculturalidade

54 horas

Educação e Meio Ambiente

60 horas

Educação e Meio Ambiente

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem I – SI

120 horas

Análise e Produção Textual I, II e III

 108horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem I

72 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem II – SI

105 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem II

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I – SI

90 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática II

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática II – SI

90 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática III

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática IV

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências I – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências I

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Historia I – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Historia I

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de HistóriaII – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de História II

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia I – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia I

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia II – SI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia II

54 horas

Estrutura e Funcionamento da Instituição de Educação Infantil – EI

60 horas

Estrutura e Funcionamento da Instituição de Educação Básica

54 horas

Desenvolvimento Infantil I  – EI

150 horas

Psicologia da Educação II

54 horas

Arte e Desenvolvimento Infantil – EI

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte I

54 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte II

54 horas

Educação Lúdica – EI

60 horas

Educação Lúdica

54 horas

Literatura Infantil – EI

45 horas

Literatura Infanto-Juvenil

54 horas

Educação e Sexualidade Humana

45 horas

Educação e Sexualidade

54 horas

Educação Sexual: interfaces curriculares

54 horas

Educação Especial e Aprendizagem

45 horas

Educação Inclusiva

54 horas

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

36 horas

Simbologia Braille

36 horas

Didática

60 horas

Didática

54 horas

Didática  da Educação a Distância

54 horas

Produção de Material Didático para a Educação a Distância

54 horas

Alfabetização

60 horas

Alfabetização e Letramento

54 horas

Currículo

45 horas

Currículo, Planejamento e Avaliação Institucional

54 horas

Planejamento e Avaliação Educacional

60 horas

Gestão da Educação a Distância

54 horas

Organização e Gestão da Escola Brasileira

60 horas

Organização e Gestão da Escola Brasileira

54 horas

Tecnologia, Educação e Aprendizagem

90 horas

Tecnologia, Educação e Aprendizagem

54 horas

 

Ciência, Tecnologia e Sociedade

36 horas

Metodologia da Educação a Distância

60 horas

Metodologia da Educação a Distância I

54 horas

Metodologia da Educação a Distância II

54 horas

Fundamentos da Educação a Distância

54 horas

Estatística Aplicada à Educação

60 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática I

54 horas

Economia e Trabalho

60 horas

Educação para a Sustentabilidade

54 horas

Prática de Ensino e Prática Pedagógica I e II  - SI -EI

345 horas

Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV

324 horas

Metodologias para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I e II – SI - EI

150 horas

Metodologias para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I, II e III

108 horas

Trabalho de Conclusão do Curso – TCC – SI -EI

180 horas

Sem equivalência

 

Estudos Independentes – SI -EI

465 horas

Tópicos Especiais

36 horas

Atividades Complementares

270 horas

 

IV - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

A avaliação da aprendizagem segue o que determina o Regimento Geral da UDESC, permitindo adequações necessárias à proposta pedagógica do Curso e à modalidade a distância. Será expressa em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). A avaliação do aluno em cada disciplina deverá verificar o princípio de avaliação formativa e efetivar-se através dos seguintes instrumentos de registros:

I) nota da prova escrita de caráter individual e presencial (peso 5)

II) nota do trabalho individual e/ou em grupo (peso 2)

III) nota da avaliação do professor da disciplina e do tutor (peso 2)

IV) nota da auto-avaliação do aluno (peso 1).

            Após o fechamento da média parcial de cada disciplina o aluno que não alcançar média 07(sete), deverá realizar “Exame Final”, que será obrigatoriamente presencial, cujo desempenho será composto por média semestral com peso 6 (seis) e o exame final com peso 4 (quatro), devendo atingir a média final de, no mínimo, 5,0 (cinco vírgula zero) e freqüência às  atividades do curso não inferior a 75% (setenta e cinco por cento).

            Observações:

 - Durante o processo de avaliação formativa de cada disciplina, a recuperação de defasagem na aprendizagem do aluno deverá ocorrer paralelamente ao transcorrer das mesmas, sendo neste caso obrigatório o atendimento destes alunos pelo Professor/Tutor no segundo encontro presencial da semana.

- Caso seja reprovado no “Exame Final”, o aluno deverá matricular-se na disciplina em que foi reprovado, quando a mesma for oferecida pela “Tutoria Virtual” do CEAD.

- Por se tratar de um Curso de graduação na modalidade a distância, a freqüência assume uma conotação diferente da modalidade presencial. Neste curso o aluno deverá cumprir, integralmente os 20% da carga horária destinada as atividades presenciais, com os devidos registros no diário da disciplina que, após encerrado e assinado pelo professor e pelo professor/tutor, será encaminhado para a Secretaria de Ensino de Graduação do CEAD.